PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA VISÃO DOS GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO CEARÁ, BAHIA, MARANHÃO E PERNAMBUCO SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 240


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Francisco Ivanio Silva De Oliveira , Ana Carla Cavalcante Das Chagas , Daniele Adelaide Brandão De Oliveira , Cristiane Madeiro Araújo De Souza , Gabriel Da Silva Souza , Mônica Maria Oliveira Da Silva

ABSTRACT
O planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa importantíssima para os gestores tomarem as melhores decisões em sua organização, trata-se de um olhar criterioso sobre perspectivas mercadológicas. Diante desse ponto de vista esse trabalho busca entender e analisar a visão dos gestores dos Estados do Ceará, Bahia, Maranhão e Pernambuco de micro e pequena empresa sobre o planejamento estratégico. No Brasil as MPEs são responsáveis por uma boa fatia do PIB e no nordeste essa realidade não é diferente. Em virtude disso, foi levantado dados através de uma pesquisa quantitativa não probabilística por conveniência através de um questionário no formato google forms com 33 gestores nordestinos e observando os resultados conclui-se que, apesar de uma grande fatia da amostra não utilizarem um planejamento estratégico eles acreditam na eficácia da ferramenta para o sucesso e sobrevivência das MPEs no mercado. Este trabalho busca uma reflexão sobre a visão dos gestores sobre a importância do planejamento estratégico, a fim de se projetarem para o futuro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcelo Longo Freitas Mandarino 25-10-2021 09:16:47

Trabalho aborda tema relevante e traz a tona pontos de reflexão a respeito da importância do planejamento estratégico nas Micro e Pequenas Empresas, segmento fundamental para a sociedade.

Foto do Usuário Kelly Mara Seronato 05-11-2021 23:10:06

Temática interessante e relevante na realidade brasileira. A introdução foi bem escrita, com delineamento claro. Considero o referencial teórico bem escrito, porém sugiro incluir artigos de periódicos e referências mais atuais. A metodologia poderia ter mais autores sendo citados para a justificativa do método, visto que a amostra foi pequena, precisaria ter uma justificativa bem embasada. Creio que o mais adequado a ser destacado seria uma pesquisa exploratória e qualitativa, visto que os dados não foram analisados estatisticamente. De todo modo, parabenizo os autores pelo trabalho, que com alguns ajustes ficará bem alinhado ao objetivo do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.