Narrativas, Histórias e Contos Infantis: Suas Consequências Estruturantes Para Bebês e Pequenas Crianças em Contexto de Educação Infantil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Formação e trabalho de profissionais da infância

Temas Correlatos: Infância, juventude e clínica;

Acessos neste artigo: 228


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mariana Carvalho De Oliveira Rodriguez , Cíntia Mercaldi Galina , Emanuelle De Sousa Santos Wada

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo, partindo da experiência de sala de aula de três profissionais, problematizar de que maneira as narrativas apresentadas a bebês e pequenas crianças podem contribuir para sua estruturação psíquica, introduzindo marcas da cultura através da literatura. Valendo-se da psicanálise como fio condutor de um olhar, o artigo retoma a importância do momento compartilhado de ouvir histórias e da possibilidade de uma interpretação individual, na qual a experiência singular vai atravessar as marcas deixadas por uma narrativa. 
O texto propõe, ainda, uma análise sobre os diferentes contextos literários trabalhados no contexto de educação infantil e sobre a importância da estabilidade textual para as pequenas crianças. Finalmente, há uma reflexão sobre a necessidade de sustentar o ato narrativo durante o período pandêmico, sendo os contos responsáveis pela constituição de um laço e da sustentação de vínculos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.