Panorama do Controle Gerencial e suas interações com a Sustentabilidade Corporativa: revisão sistemática de literatura com análise bibliométrica do período 2010-2019.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 388


Certificado de publicação:
Certificado de Moacir Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Moacir Ferreira , Josir Simeone Gomes

ABSTRACT
Este estudo se propõe a avaliar, baseado em revisão sistemática de literatura, os conceitos desenvolvidos sobre Controle Gerencial e Sustentabilidade Corporativa, caracterizados pelo termo ESG – do inglês, meio ambiente, sociedade e governança. Foram efetuadas buscas utilizando a plataforma Scopus®Elsevier®, onde se obtiveram 1132 artigos, utilizando os termos de pesquisa, no período de 2010-2019. Após refino, 558 artigos restantes foram analisados em contextos bibliométricos. Tal levantamento indicou que os estudos são mais numerosos nos Estados Unidos da América, porém na Espanha se encontram a universidade e a autora com mais publicações na delimitação da pesquisa. A relevância do estudo se mostra na depuração dos dados de pesquisa. Utilizando software específico para análise das obras, percebe-se que os termos não indicam convergência em absoluto no entendimento do discurso ESG: uma vertente se mostra mais forte no aspecto socioambiental e outra, no aspecto de governança e desempenho; ambas as vertentes se mostram aparentemente independentes e não sinérgicas, ao contrário do deveriam propor em adesão ao tema ESG. Há o entendimento de criação de ilhas de conceito, com dispersão de foco temático, baseado em idiossincrasias. Esta dispersão possui condições de inferir na primazia que o Controle Gerencial pode receber dos entes formadores do discurso ESG, sendo direcionado a posições excêntricas em aversão ao real sentido do discurso ESG: equilíbrio. Como contribuição, espera-se que o estudo permita melhor compreensão dos gestores nas tomadas de decisão, bem como a pesquisadores, no direcionamento do Controle Gerencial e da Sustentabilidade Corporativa, dada a significação dupla, observada neste trabalho.
Palavras-chave: Controle Gerencial; Governança Corporativa; Responsabilidade Corporativa; Sustentabilidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário William Aparecido Maciel Da Silva 29-10-2021 14:49:25

Parabéns pelo trabalho. Debato: como podemos contribuir para pesquisas futuras que envolvam ESG e controle gerencial em países emergentes como o Brasil?

Foto do Usuário Cláudio Henrique Da Silva 30-10-2021 09:14:33

Penso que o Brasil muito tem a avançar em suas pesquisas científicas em vários temas, a sustentabilidade corporativa é um deles. Sendo um dos países mais ricos ecologicamente não tem avançado significativamente na proteção de seus biomas e nas pesquisas dos mesmos. No mais, excelente artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.