A EVIDENCIAÇÃO DE PROVISÕES E PASSIVOS CONTINGENTES E SEUS DETERMINANTES EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE UTILIDADE PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 392


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Yan Mota Bacelar , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano

ABSTRACT
Este estudo objetiva analisar o nível de aderência das empresas do Setor de Utilidades Públicas listadas na B3 aos requisitos de evidenciação do Pronunciamento Técnico CPC 25 - Provisões e Passivos contingentes. O setor de utilidade pública foi escolhido devido à sua importância e impacto na sociedade. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, documental e de natureza quantitativa. Com relação a abordagem, foi aplicada estatística descritiva, e teste de correlação entre as variáveis, através do coeficiente de Pearson. Também foi operacionalizada a regressão linear múltipla e utilizada a variável dependente nível de disclosure e as variáveis independentes tamanho da empresa, endividamento, rentabilidade, auditadas por “Big Four” e governança corporativa. Os resultados encontrados apontam um crescimento do nível de disclosure durante o decorrer dos exercícios analisados, saindo de uma média de 68,44% em 2014 para 80% em 2019. Nos testes de correlação, a variável ‘tamanho’ apresentou significância em todos os exercícios indicando que empresas maiores podem possuir um maior nível de divulgação de provisões e passivos contingentes. Por sua vez, nos testes de regressão, apenas a variável “Big Four” apresentou significância.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Provisões e Passivos Contingentes são itens que cada vez mais ganham relevância na dinâmica das análises das demonstrações contábeis das empresas, principalmente pelas incertezas que envolvem o tema, estando fora da alçada de decisão das instituições. Pesquisa muito relevante para os estudos que envolvem a temática. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Thalita Avelino De Vasconcelos 04-11-2021 18:55:46

Primeiramente, eu gostaria de parabenizar os autores pela realização do trabalho! O artigo está muito bem estruturado, ele foi construído com uma linguagem objetiva e clara, o que facilita o entendimento. Considero importante ressaltar a importância da temática no cenário atual, uma vez que há uma busca para tornar as demonstrações contábeis cada vez mais completas e fiéis a realidade, dessa forma, surge a necessidade analisar as provisões e os passivos contigentes.

Foto do Usuário Eugenio David Nhavotso 30-11-2021 07:24:22

parabens aos autores pele artigo. os passivos contigentes carecem de reconhecimento e divulgacao na escrita da empresa, pelo que o tema e atual e reveste-se de muitaimportancia na abordagem contabil,

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.