Análise de Desempenho Econômico-Financeiro: Um Estudo na Empresa Magazine Luiza S/a

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 339


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Letícia Saldanha Maia , Vanessa Cristina Ribeiro Barbosa , Cassio Rodrigo Da Costa Almeida , Rosângela Queiroz Souza Valdevino , Adriana Martins De Oliveira , Brena Samara De Paula , Pablo Marlon Medeiros Da Silva

ABSTRACT
O presente estudo objetivou realizar a análise do desempenho econômico financeiro da Magazine Luiza entre os anos de 2015 a 2019, demonstrando sua evolução até se tornar um investimento promissor. A metodologia utilizada concerne a um estudo de caso, de cunho descritivo e qualitativo, em que foram analisados os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações do Resultado da empresa durante o respectivo período. Foram feitos os cálculos dos índices de liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade, assim como realizaram-se as análises verticais e horizontais. Os principais resultados obtidos, foram o reconhecimento de um déficit nos resultados econômico-financeiros no ano de 2015, assim como o aprendizado e evolução nos anos seguintes, conduzida pela administração financeira e geral da empresa. Diante disso, ao final do ano de 2019, observou-se um bom desempenho da empresa, resultando em um superávit nas suas finanças

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maurício Do Nascimento Vieira 26-10-2021 01:40:49

O trabalho é muito interessante. Sugiro ajustar a escala dos gráficos, pois a variável vertical está muito achatada no gráfico. Também sugiro que pesquisas futuras analisem o setor e comprarem a Magazine Luiza com as outras empresas de seu setor.

Foto do Usuário Débora Maria Gomes Ferreira 31-10-2021 10:54:06

Diante do crescimento escalável e do sucesso conquistado pela empresa Magazine Luiza, o trabalho possui um tema muito interessante e curioso para os estudos de grandes companhias. Acredito que os resultados encontrados foram coerentes quando comparados a outras empresas que passaram por processos parecidos de crescimento e expansão. Com isso, sugiro acrescentar mais informações sobre essas empresas similares, de forma que possa complementar e embasar a fundamentação e resultados da pesquisa. Da mesma forma, para estudos futuros, seria interessante a comparação dos indicadores entre empresas que passaram pelo mesmo processo, de forma a analisar se houve alguma diferença relevante entre as companhias. Ademais, gostaria de parabenizar aos autores pelo trabalho!

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 18:23:09

Ótimo tema em discussão, a contabilidade é uma eficaz ferramenta para gestão dos negócios tendo em vista a sua capacidade de absorver informações financeiras e promover a sua interpretação. Difícil entender pela ótima análise a atual queda do valor das ações da companhia objeto de estudo. De qualquer modo como sugestão, as mesmas análises podem ser efetuadas em uma empresa de médio ou pequeno porte, no mesmo ramo e fazer um comparativo dos resultados para auxiliar na compreensão das oscilações dos negócios no mercado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.