ANÁLISE DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REPORTADAS PLANO DE DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 331


Certificado de participação:
Certificado de Andrezza Medeiros Bayma Barbosa

Certificado de publicação:
Certificado de Andrezza Medeiros Bayma Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Andrezza Medeiros Bayma Barbosa , Suzete Suzana Rocha Pitombeira , Sandra Maria Dos Santos

ABSTRACT
As universidades possuem um papel fundamental na criação de conhecimento, formação profissional e cidadã em atenção a demandas da sociedade, inclusive aquelas do campo da responsabilidade social e ambiental. Sendo assim, surgiu o termo Responsabilidade Social Universitária (RSU) que foi reforçado com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e dentre as suas 10 dimensões de análise, destaca a “Responsabilidade Social da IES” e a “Comunicação com a sociedade”, como espaços de conexão com o campo da RSU. Nesta perspectiva, este estudo objetiva investigar quais ações de RSU são publicadas no PDI das universidades federais brasileiras e comunicadas nos seus portais institucionais. Para isto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem descritiva com uma amostra de 21 universidades cujo PDI estava disponível no Portal Eletrônico. Os resultados indicaram que as ações de maior destaque nos PDIs, de forma direta ou indireta, e encontradas nos Portais são as de cunho social e ambiental. As ações de natureza social estão muito relacionadas à inclusão social, com práticas de inclusão de etnias, projetos de acessibilidade para pessoas com deficiência, atividades de assistências estudantil; e as ações de natureza ambiental são associadas ao desenvolvimento de planos de sustentabilidade, à conscientização e criação de projetos para, por exemplo, reutilizar a água, o esgoto, tratar resíduos químicos e biológicos, reciclar o lixo. Percebeu-se que são divulgadas mais ações nos Portais das universidades do que há no PDI, todavia nem todas as ações presentes no PDI foram encontradas nos Portais Eletrônicos Institucionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Nogueira Silva Marzzoni 18-10-2021 21:28:45

Parabéns aos autores pelo trabalho! No geral a pesquisa apresenta elementos sólidos, revela procedimentos metodológicos específicos e coerentes, um título conciso e alinhado com o objetivo geral que possibilita reproduzir o assunto pesquisado.

Foto do Usuário Yan Mota Bacelar 04-11-2021 19:04:11

Trabalho excelente, evidencia a enorme importância das universidades federais dentro da sociedade, assim como a relevância da divulgação e transparência das ações sociais como modo prestação de contas tanto para o governo quanto para comunidade em geral.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.