Uma Análise dos Efeitos da Oferta Pública Inicial de Ações (Ipo) em Companhias Abertas do Nordeste

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 398


Certificado de publicação:
Certificado de Danival Sousa Cavalcante

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Débora Maria Gomes Ferreira , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Danival Sousa Cavalcante , Marilene Feitosa Soares

ABSTRACT
Considerando a importância dos financiamentos para subsidiar o desenvolvimento das empresas, o presente estudo trata sobre o processo de “Oferta Pública Inicial de ações” (IPO), apresentando como objetivo principal a verificação dos efeitos do IPO para o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto do Nordeste. Mediante o exposto, foram selecionadas nove companhias nordestinas que abriram capital em bolsa de valores entre os anos de 2010 e 2020. Por conseguinte, foram utilizadas as informações advindas das demonstrações financeiras e dos relatórios divulgados pelas empresas. Com base no estudo desenvolvido, constatou-se que 78% das empresas analisadas apresentaram as motivações para a realização do IPO e mostraram-se satisfeitas com os resultados já alcançados. Ademais, após o IPO, as companhias apresentaram crescimento na receita líquida, no lucro líquido e nos indicadores de liquidez, assim como reportaram diminuição em seus níveis de endividamento. Outrossim, observou-se queda na rentabilidade das empresas após a abertura de capital, exceto para a média do EBITDA, no qual apresentou crescimento nos anos pós IPO. Conclui-se, que a realização do IPO foi vantajosa para as companhias, pois os objetivos almejados foram conquistados e a maioria dos indicadores de desempenho econômico-financeiros aumentaram, contribuindo para o desenvolvimento das empresas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adélia Marina De Campos Cursino 19-10-2021 22:19:22

Avaliar o IPO após o seu acontecimento é relevante para a academia quanto para as companhias que desejam seguir este caminho. Sempre necessário tratar o assunto! O trabalho está bem escrito e os dados devidamente analisados. Parabéns!

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 28-10-2021 20:28:26

Parabéns pela escolha do tema e desenvolvimento do trabalho. O trabalho está bem escrito e o tema relevante.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 18:33:28

Parabéns pela escolha do tema e desafio em buscar literatura ao assunto, pouco divulgado.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 18:42:04

Parabéns pelo trabalho e aprovação no congresso. A oferta inicial de ações - IPO, pode representar um momento de crescimento para empresa e expansão dos negócios e merece a discussão. Na situação a contabilidade, com técnicas seguras para registro das operações e escrituração, é eficaz e como ciência não é um fim em si mesma e, ao apresentar uma compreensão acessível dos seus resultados oferece condições de análise dos demonstrativos financeiros e uma compreensão da situação patrimonial, financeira e de resultado, para os neo investidores. É possível mensurar como os stakeholders decidiram pelo investimento nestas empresas, tendo em vista a falta de conhecimento contábil histórico dos negócios?

Foto do Usuário Giovana De Albuquerque Andrade 04-11-2021 21:03:59

Abrir capital em bolsa de valores é o nível mais elevado de desenvolvimento das empresas. Muitas exigências são impostas às empresas registradas em bolsa, principalmente de transparência, porém o lado positivo da medida é compensador, conforme demonstrou o presente artigo. Excelente.

Parabéns pelo trabalho! Tema relevante para as empresas e para a região nordeste.

Foto do Usuário Thalia Ellen Souza Gomes 30-11-2021 10:07:02

Bom referencial e boa metodologia, com resultados relevantes. Sugeriria sistematizar os dados que foram utilizados nos resultados, como receita, lucro e indicadores de rentabilidade, em um quadro, semelhante a uma análise horizontal. Dessa forma, acredito que a visualização seria melhor, mantendo um padrão para facilitar a comparabilidade e compreensão. Além disso, acredito que seria interessante informar o ano de constituição das empresas também, pra comparar em quanto tempo elas abriram capital, contando em desde sua constituição. Ótimo trabalho, parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.