Os Desafios da Previdência Social no Brasil.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 253


Certificado de participação:
Certificado de Vivian Esteves Miranda

Certificado de publicação:
Certificado de Vivian Esteves Miranda
Certificado de Américo Da Costa Ramos Filho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vivian Esteves Miranda , Lucas Werneck Louzada , Luciana Braga Mendes Fernandes , Américo Da Costa Ramos Filho

ABSTRACT
O propósito do artigo se dá pelo contexto do aumento da longevidade, da diminuição da natalidade, da inadimplência na arrecadação de encargos trabalhistas pelo setor privado e déficit, então surge à necessidade de reformas na previdência social do Brasil. Nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar às especificidades do modelo de Previdência Social no Brasil, além de comparar com o modelo previdenciário de Argentina e Chile, que além do Brasil foram países escolhidos para análise e contextualização por esse trabalho. A pesquisa se baseou em livros, revistas, periódicos, dissertações e artigos científicos, juntamente com as normas e legislações da previdência. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. A limitação da pesquisa se dá em seu caráter comparativo, onde foram escolhidas nacionalidades vizinhas ao Brasil. A sugestão de pesquisas futuras pode relacionar o cenário previdenciário brasileiro com outros países de modelagens previdenciárias distintas. As descobertas foram que há evidências de que a previdência no modelo atual não vai se sustentar ao longo do tempo. Possivelmente outras reformas precisarão acontecer, mas as futuras reformas têm a necessidade de observar as mudanças no mercado de trabalho, a reinserção ou manutenção de trabalhadores seniores, além de formas de aumentar a participação de contribuintes da previdência, a fim de formar reserva suficiente para suportar o caixa da previdência brasileira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cesar Nildo Alves Lisboa Filho 19-10-2021 09:47:14

Trabalho muito bem escrito. Contexto histórico perfeito. Uma das soluções para o sistema previdenciário brasileiro é incentivar a reinserção das pessoas que hoje estão na informalidade, com benefícios sociais a médio e longo prazo. Outra solução se passa por uma reforma que retire privilégios históricos como militares e altas patentes do poder judiciário.

Foto do Usuário Reuel Secunde Gonçalves 03-11-2021 14:39:27

A proposta do artigo é bem interessante e aprendi bastante com a leitura. Senti falta de referências bibliográficas em alguns pontos onde se fazem afirmações mais taxativas.

Trabalho bem escrito e bem elaborado, a temática de grande relevência pois se trata de uma tema complexo e ainda pouco esclarecido, pricipalmente para a base que sustenta a previdência social que são os assaláriados. Parabéns pelo artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.