MARKETING DE RELACIONAMENTO: a visão dos empreendedores de vestuário em meio à pandemia de COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 326


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wemerson Felipe Da Silva Costa , Jaqueline Silva Da Rosa , Georgia Patrícia Da Silva Ferko , Daiane Tretto Da Rocha , Rita De Cássia Silva Costa , Denise Figueiró Mendes

ABSTRACT
O objetivo desse estudo foi identificar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pelas empresas no ramo varejista de vestuário de Boa Vista Roraima, na Amazônia Setentrional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo método foi o de estudo de casos múltiplos, com entrevistas, online com quatro empresas do segmento varejista de vestuário. A técnica de análise do estudo foi a Análise de conteúdo. Através desse estudo foi possível identificar que as empresas tem como foco a geração de valor econômico por meio de campanhas promocionais com descontos monetários e não monetários (através de parcerias com outras empresas); utilizam a experiencia como forma de atender os consumidores, enviando os produtos para que eles experimentem as roupas e assim terem uma experiencia com os produtos. Vendas por drive-thru também foram indicadas pelas empresas. Elas foram unânimes ao indicar que as mídias sociais foram, significativamente, potencializadas na pandemia a fim manter viva as marcas das empresas e poderem nutrir a relação empresa-cliente. Observa-se que o foco das estratégias do Marketing de relacionamento é voltado ao cliente, a partir dos valores que as empresas captam ao se relacionar com seus consumidores, seja pelos benefícios (monetários e não monetários) ofertados a eles, como mencionado por uma das empresas, seja pela experiencia de vestir-se com as roupas que a empresa envia pelo delivery. Tudo isso, em prol da possibilidade de fidelização e lealdade desses consumidores, que podem ser estudados em pesquisas futuras com os consumidores dessas 4 empresas participantes.  
Palavra-chaves: Marketing de relacionamento. Amazônia. Varejo de vestuário. Covid-19. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Michelle De Oliveira Santos 28-10-2021 13:14:43

A Sociedade do consumo, com consumidores cada vez mais exigentes e conhecedores dos produtos que adquirem, acaba desafiando as empresas do ramo de varejo, se destacando no mercado aquelas que entenderem que o cliente é a peça principal no processo de crescimento. Para isso um dos caminhos mais eficazes é o investimento em marketing de relacionamento, implementando planos e ações que aproximem seus clientes, estreitando assim os laços de relacionamento.

Foto do Usuário Luan Portugal Fonseca 03-11-2021 22:49:33

Parabéns pelo artigo! O marketing de relacionamento realmente é indiscutível para o crescimento de uma empresa! Quando entendemos que o cliente sempre será nossa maior prioridade atingimos todos os objetivos. Parabéns

Foto do Usuário Luan Portugal Fonseca 03-11-2021 22:49:34

Parabéns pelo artigo! O marketing de relacionamento realmente é indiscutível para o crescimento de uma empresa! Quando entendemos que o cliente sempre será nossa maior prioridade atingimos todos os objetivos. Parabéns

Foto do Usuário Daniela Gomes Alcantara 05-11-2021 22:11:51

O marketing de relacionamento é uma tendência, portanto, discussões sobre o assunto são essenciais. Diversas vezes é confuniddo com retenção de clientes, mas na verdade é a cosntrução de vínculo com os consumidores. Portanto, pesquisas que apontam as práticas de marketing de relacionamento tornam-se importantes para esclarecer o que é essa estratégia, a qual tem por objetivo fidelizar seu cliente, tirná-lo um fã da marca, fazer com que ele permaneça por que gosta da marca e está satisfeito.

Foto do Usuário Crislane Da Silva Pereira 01-12-2021 18:15:54

Ótimo trabalho!! Sem sobra de dúvidas empresas que entendem as reais necessidades dos seus clientes e suprem, conseguem estreitar o relacionamento com seu público.

Foto do Usuário Ana Carla Dos Santos 02-12-2021 09:26:07

Muito relevante e pertinente a temática. Parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.