A RECUSA SELETIVA ORAL ATRAVÉS DA FALA E DA COMIDA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Infância, juventude e clínica

Temas Correlatos: Infância, juventude e diversidade;

Acessos neste artigo: 226


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mylla Freitas Alves Firmo De Lima

ABSTRACT
Este trabalho justifica-se frente ao interesse pelos sintomas relativos à recusa seletiva oral através da fala e comida na infância e adolescência. Diante disso, busca-se compreender as particularidades comuns à Restrição Alimentar, e à maneira seletiva de um indivíduo comunicar-se com o outro, comportamento presente no Transtorno de Ansiedade denominado Mutismo Seletivo.  A investigação se faz necessária devido à procura de atendimento clínico de uma mãe para seu filho pré adolescente o qual apresenta sintomas referentes a recusa e seleção oral.
O presente trabalho tem como objetivo investigar e compreender as semelhanças existentes entre o Transtorno Alimentar Restritivo/ Evitativo - TARE e o Mutismo Seletivo entre crianças e adolescentes, sob a luz da psicanálise. Em ambos os transtornos ocorre um comportamento específico seletivo de recusa oral. Frente a essa semelhança é possível encontrar particularidades comuns desencadeantes de tais sintomas. 
Foi a heterogeneidade das manifestações clínicas apresentadas pelo paciente, as interrogações acerca da questão diagnóstica que surgiram durante os atendimentos e a interlocução com o campo de saber psiquiátrico que motivaram a elaboração deste trabalho.
O objetivo específico visa investigar e compreender as semelhanças existentes entre o TARE e o Mutismo Seletivo entre crianças e adolescentes, tendo como inspiração o atendimento clínico de um menino de 13 anos, diagnosticado com ambos transtornos, em consultório particular, que suscitou esta pesquisa teórica clínica.
Sob a luz da psicanálise, este trabalho busca a análise, pesquisa e compreensão da temática através dos escritos de Freud e demais pensadores psicanalistas.
Como o estudo da pesquisa se refere também a um diagnóstico médico já que está presente no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM – V, identifico como objetivo também estabelecer as especificidades no modo como a psicanálise e a psiquiatria abordam esta temática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.