OS DESAFIOS DA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Temas Correlatos: Terceiro Setor e Responsabilidade Social;

Acessos neste artigo: 418


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kelliane De Jesus Nascimento , Almiralva Ferraz Gomes

ABSTRACT
O Terceiro Setor consiste em organizações privadas de fins públicos que possuem como objetivo gerar transformação social por meio de atividades que visam suprir demandas da sociedade não contempladas em sua totalidade pelo primeiro setor (governo) e o segundo setor (mercado), como no âmbito da saúde, educação, lazer e cultura. Tais organizações objetivam gerar transformação social e proporcionar melhores condições de vida para a população, no entanto, a escassez de recursos, por vezes, as leva a enfrentar desafios na gestão. Diante disto, o presente trabalho se propõe a conhecer os desafios enfrentados na gestão de organizações sem fins lucrativos na cidade de Vitória da Conquista – BA. Para tanto, realizou se um estudo de caso com múltiplas unidades de análise. O presente estudo identificou cinco principais desafios: (1) recursos financeiros limitados; (2) escassez de voluntários; (3) dificuldade para divulgar os serviços; (4) limitação de transparência; e (5) dificuldade de espaço físico. 
Palavras-Chaves: Desafios, Gestão, Terceiro Setor. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lissandra Da Costa Araújo 24-10-2021 15:19:38

É um tema bastante notável, pois estamos acostumados a falarmos e estudarmos sobre as dificuldades na gestão de empresas com fins lucrativos que acabamos esquecendo as empresas sem fins lucrativos que enfrentam ainda mais dificuldades na sua gestão, visto que apresentam adversidades na capacitação de voluntários, doações, serviços prestados, um espaço físico para realizações de suas atividades, entre outros atritos expostos no artigo. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Leonardo Lincoln Leite De Lacerda 26-10-2021 19:50:06

Espero que minhas contribuições ajudem a melhorar o trabalho. 1. Na introdução, interessante utilizar de vasta referência bibliográfica para dar mais solidez ao seu objetivo de estudo. 2. Revisão de literatura bem elaborada, assim como os procedimentos metodológicos. 3. Análise dos dados fazendo relação com a literatura. Talvez averiguar se existe alguma divergência entre os resultados e a literatura. 4. Considerações Finais, importante inserir as limitações da pesquisa e de oportunidades de estudo.

Foto do Usuário Miguel Da Silva Leão 01-12-2021 15:05:48

É um tema muito interessante e que notamos no dia a dia, de empresa do terceiro setor, com dificuldade financeiras, administrativas, de pessoal, como também de divulgação. Se este último fossem bem feito poderia facilitar a diminuição das outras dificuldades, já que pessoas e empresas privadas conheceriam o trabalho executado pela empresa do Terceiro Setor, não que as outras dificuldades seja de menor valor, e como mostrar na pesquisa somente uma empresa tem sustentabilidade financeira, as outras tem muitas dificuldades neste campo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.