A Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva em revistas para professores da infância

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação especial e educação inclusiva

Temas Correlatos: Infância, juventude e diversidade;

Acessos neste artigo: 233


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Candice Marques De Lima , Juliana Dos Reis Domingues

ABSTRACT
O objetivo desta comunicação é apresentar os resultados parciais de um levantamento realizado sobre periódicos educacionais produzidos no Brasil, voltados especificamente para os professores da Educação Infantil e analisar a partir da perspectiva da educação inclusiva como essas revistas abordam as questões referentes à infância e ao infantil. Trata-se de analisar três publicações da revista Criança, uma publicação produzida entre os anos 1982 – 2007 e amplamente distribuída pelo MEC para escolas públicas do país. O recorte de análise e escolha das revistas justifica-se a partir de como a temática aparece nas revistas e como elas se relacionam com a legislação que orienta a modalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Na primeira fase da pesquisa realizou-se o levantamento sistemático dos periódicos localizados nos principais acervos da cidade de São Paulo. A análise inicial dos periódicos encontrados permite classificá-los em duas categorias: periódicos oficiais e periódicos de empresas editoriais. De acordo com uma organização cronológica, o primeiro periódico específico para os educadores da infância foi a Revista do Jardim de Infância publicada pelo governo do Estado de São Paulo, em 1896. Trata-se de uma publicação oficial e pioneira em nível nacional, dentro do limite temático pesquisado. Fundamentado na perspectiva da história cultural e das contribuições da psicanálise, o trabalho apresenta elementos e características gerais das revistas encontradas relacionados com a sua fórmula editorial, a partir da análise feita de parte de seus editoriais e da sua materialidade. Buscou-se ainda situar cada publicação no contexto histórico em que surge e examinar a maneira como representa a temática da educação inclusiva nas revistas dirigidas aos professores da primeira etapa da educação básica de modo a destacar determinadas representações produzidas pelas revistas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rosana Nascimento De Sousa 08-11-2021 15:46:05

É tema que instiga muito minha leitura por nunca ter tomado consciência da escrita em outros artigos do mesmo. Anteriormente as revistas ao me vê vinham no intuito de propiciar modos como fazer, ao passar do tempo e as amplas discussões as mesmas parecem estarem em outros lugares de fala como de aprimoramento profissional.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.