Professor Online: Um estudo sobre a percepção dos professores e técnicos administrativos da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ sobre a usabilidade do sistema acadêmico de informações da instituição.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 355


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Beatriz Oliveira Manchester , Fábio Braun , Denílson Queiroz Gomes Ferreira

ABSTRACT
No intuito de melhorar a gestão dos processos muitas organizações, inclusive Instituições de Ensino Superior, utilizam tecnologias gerenciais como os Sistemas de Informação. Nesse contexto, se faz necessário avaliar periodicamente a usabilidade desses Sistemas para detecção de eventuais problemas e possíveis oportunidades de melhorias, de modo que uma medida relevante para este tipo de avaliação consiste no grau satisfação do usuário. Dessa forma, este trabalho tem com objetivo analisar a usabilidade dos Sistemas de Informação Acadêmicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através da percepção dos docentes e técnicos administrativos de uma unidade acadêmica específica, a Faculdade de Administração e Finanças (FAF). Para tanto, foram aplicados um total de 21 questionários para os professores que compõem a unidade acadêmica, bem como realizadas entrevistas com dois técnicos administrativos que utilizam, respectivamente, os sistemas Professor Online e Sistema Acadêmico da Graduação (SAG). Os resultados encontrados indicam que os sistemas estão de acordo com a proposta de atendimento que possuem, embora seja possível implementar novas funcionalidades, tais como a modernização do layout e o desenvolvimento de versões em aplicativos. Ademais, constatou-se a necessidade de ampliar a integração entre os diferentes sistemas para otimizar os processos administrativos da universidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Werneck Louzada 21-10-2021 16:09:50

O trabalho é bem atual e relevante. O referencial teórico está interessante e o método para o estudo empírico é adequado. Uma das minhas dúvidas seria em relação à metodologia utilizada na elaboração do referencial teórico. Qual método foi utilizado? Por exemplo: Revisão bibliográfica. Uma sugestão seria o cruzamento das análises com o artigo de ênfase ao aluno a fim de compreender as semelhanças e diferenças. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Adriana Tenório Cordeiro 05-11-2021 19:18:45

Parabéns aos autores, trata-se de um texto bem estruturado, claro, e detalhado. A problemática abordada é bastante oportuna e a pesquisa realizada traz consigo um potencial para promover mudanças e melhorias em termos de usabilidade do sistema analisado. Como sugestão, penso que seria proveitoso sistematizar melhor o referencial teórico do artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.