Aluno Online: Um estudo sobre a percepção dos usuários da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ sobre a usabilidade do sistema acadêmico de informações da instituição.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 408


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Beatriz Oliveira Manchester , Fábio Braun , Denílson Queiroz Gomes Ferreira

ABSTRACT
Para facilitar a gestão de processos, a maioria das organizações, inclusive Instituições de Ensino Superior, adotam instrumentos tecnológicos como os Sistemas de Informação. O ideal é avaliar periodicamente a usabilidade desses Sistemas para detecção de problemas e necessidades de melhorias, sendo a satisfação do usuário uma medida relevante para esta avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a usabilidade dos Sistemas de Informação Acadêmicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através da percepção de usuários de uma unidade acadêmica específica, a Faculdade de Administração e Finanças (FAF). Para o estudo, foram aplicados questionários para 133 alunos que utilizam, o sistema “Aluno Online”. Através dos dados obtidos, constatou-se que a percepção dos usuários é de que os sistemas cumprem aquilo que se propõem, embora pudessem ser implementadas novas funcionalidades, como modernização do layout e desenvolvimento de versões em aplicativos. Além disso, observou-se que há uma necessidade de maior integração entre os sistemas da instituição para otimizar os processos administrativos da universidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Muito interessante o trabalho. Ainda traz uma proposta de implementação interessantíssima no quadro 2. Se os autores forem pensar em avançar nesse texto para um periódico, sugiro a inserção de algo como: ''estudo e proposta de melhorias'' para o título. Enaltece essa construção feita pelos autores. Parabéns pela proposta e condução.

Foto do Usuário Lucas Werneck Louzada 21-10-2021 15:57:04

O trabalho é bem atual e relevante. O referencial teórico está bem estimulante e o método para o estudo empírico está justificado por meio da literatura. Uma das minhas dúvidas seria em relação à metodologia utilizada na construção do referencial teórico. Qual método foi utilizado? Por exemplo: Revisão sistemática de literatura. Outra dúvida seria em relação ao aprofundamento da metodologia com a possibilidade de fazer um teste de hipótese para compreender as análises de forma mais integral. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Rodrigo Ferreira 25-10-2021 13:11:32

Parabéns pelo estudo realizado, considerado de impacto imediato e relevante para a área substantiva analisada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.