Fatores Críticos de Sucesso Que Afetam a Permanência e a Evasão em Um Curso de Graduação em Administração, Modalidade Ead, de Um Centro Universitário do Município de Valença-Rj

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 378


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Júlio Cesar Silva , Maria Cristina Drumond E Castro

ABSTRACT
A revolução tecnológica observada nos últimos anos tem modificado e renovado o processo de ensino e aprendizagem, a exemplo da Educação a Distância (EaD), que cresce de forma significativa e contribui para ampliar o acesso à educação superior. Porém, mesmo diante da expansão e dos benefícios proporcionados por esta modalidade, a evasão discente é um problema recorrente no ensino a distância. Diante disso, este projeto de mestrado tem como objetivo geral identificar os fatores críticos de sucesso que facilitam e dificultam os fenômenos de permanência e evasão em um curso de graduação em Administração, modalidade EaD, de um centro universitário localizado no município de Valença-RJ. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, descritivo-exploratório, de abordagem quali-quantitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa ex-post-facto. A população será composta por acadêmicos matriculados e evadidos do curso de graduação em Administração, modalidade EaD, ofertado pela instituição pesquisada, e a amostra, do tipo não probabilística, definida pelo critério de acessibilidade, constituída de alunos do referido curso após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados será realizada por meio de fichas eletrônicas, questionários, formulários e entrevistas semiestruturadas. Após a coleta, os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e da técnica de Análise de Conteúdo. Com a realização do estudo, espera-se resultados de curto, médio e longo prazo que impactarão, de forma positiva, os indicadores educacionais e econômicos da instituição e a sociedade. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Werneck Louzada 21-10-2021 15:24:37

O trabalho é bem atual e relevante. O referencial teórico está bem interessante e o método para o estudo empírico está justificado por meio da literatura. A minha dúvida seria em relação à metodologia utilizada na construção do referencial teórico. Qual método foi utilizado? Por exemplo: Revisão sistemática de literatura. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Daniela Gomes Alcantara 05-11-2021 14:28:33

A evasão é um grave problema no Brasil e no mundo que gera diversos prejuízos sociais e para os estudantes. A abordagem dos estudantes já evadidos enriquece muito a pesquisa já que poderá ser auferido o motivo pelo qual o estudante deixou o curso. No entanto, essa verificação torna-se difícil pelo fato de não ser permitido que as instituições forneçam dados de contato de seus estudantes. Desse modo, fiquei curiosa: como seria possível entrar em contato com os estudantes evadidos por telefone e email?

O trabalho foi muito bem escrito, fundamentado e desenvolvido, parabéns, é um tema de grande interesse, principalmente para o centro universitário no qual está sendo retirado os dados, afinal os mesmos poderão analisar com mais facilidade a permanência do curso. Para vocês, qual a maior contribuição desse estudo para o meio acadêmico e qual a maior dificuldade encontrada no desenvolvimento do mesmo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.