CLIMA ORGANIZACIONAL: um estudo no Registro Acadêmico de um Instituto Federal

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Clima organizacional;

Acessos neste artigo: 444


Certificado de publicação:
Certificado de Lilian Maia Pascoal
Certificado de Mariana Carolina Barbosa Rêgo
Certificado de Mariana Carolina Barbosa Rêgo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lilian Maia Pascoal , Mariana Carolina Barbosa Rêgo

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo geral a realização de uma pesquisa de diagnóstico do Clima Organizacional na Coordenação-Geral de Registro Acadêmico do Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Brasília. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar a percepção dos servidores, bolsistas e estagiários do setor em relação as cinco dimensões de Clima Organizacional, a saber: (1) apoio da chefia e da organização; (2) recompensa; (3) conforto físico; (4) controle e pressão e; (5) coesão entre colegas. A pesquisa foi do tipo descritiva de recorte transversal e quantitativa e os dados foram coletados por meio da Escala de Clima Organizacional (ECO), de Martins et al. (2004), atrelada a escala do tipo Likert de 10 pontos. O questionário continha 63 itens, além de perguntas sociodemográficas que tiveram como objetivo a caracterização da amostra. Obteve-se uma amostra de 90% dos trabalhadores da Coordenação-Geral de Registro Acadêmico e os dados foram analisados utilizando estatística descritiva (média, desvio padrão e coeficiente de variação). De forma geral, o clima é favorável/bom para as dimensões Apoio da chefia e da organização, Conforto físico, Controle/pressão e Coesão entre colegas. Para a dimensão Recompensa o clima foi considerado mediano pois, os servidores públicos, independentemente daquilo que fazem, recebem seus mesmos salários no final do mês, o que, de certa forma, pode gerar desconforto entre colegas, ao recompensar de maneira igual resultados desiguais. Com fins de um diagnóstico mais preciso sobre os pontos de insatisfação dos funcionários com relação a dimensão Recompensa, sugere-se pesquisas focais adaptadas à realidade do funcionalismo público para posterior estudo relacionado a essa dimensão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adolfo Plínio Pereira 25-10-2021 13:38:59

O Artigo: CLIMA ORGANIZACIONAL: um estudo no Registro Acadêmico de um Instituto Federal foi muito bem escrito, seu método de estudo foi muito bem estruturado e sua discussão contribui tanto para a Academia como para as Organizações de forma geral, que buscam melhorar seu Clima de Trabalho.

Foto do Usuário Daniela Lombardi Schaefer 25-10-2021 15:14:46

Parabéns pelo pesquisa, certamente o estudo de Clima Organizacional possui muitas facetas caracterizando-o como um construto complexo de se medir, mesmo assim, os pesquisadores chegaram a bons resultados no sentido de ser uma ferramenta de gestão para a organização. Muito bem apontado as limitações do trabalho dada a própria complexidade do tema, e como sugestão, vale ampliar para próximas pesquisas o estudo da cultura influenciando o clima organizacional. Também vale citar que outro construto que as organizações tem estudado nesse sentido é o ''engajamento''.

O trabalho é relevante e está bem escrito. Como os participantes tem diferenças significativas de possibilidade de carreira e remuneração (servidores, estagiários e bolsistas), senti falta de uma análise por categoria de respondente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.