GERENCIAMENTO DE PROJETOS E SOBREVIVÊNCIA DAS MICROEMPRESAS NOS ESPAÇOS PERIFÉRICOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão de projetos;

Acessos neste artigo: 398


Certificado de publicação:
Certificado de Elidiane Borges Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elidiane Borges Pereira , Reinaldo Santos Andrade

ABSTRACT
Este artigo questiona como a gestão de projetos melhorar o desempenho das operações internas de microempresas e potencializar a atuação competitiva e a sobrevivência no mercado em regiões periféricas. Trata-se de pesquisa descritiva qualitativa tomando como estudo de caso uma unidade escolar da rede privada, segmento econômico impactado pela sindemia covídica, a educação. Conclui-se que o êxito da empresa-objeto com a gestão de projetos depende do alinhamento dos seus objetivos organizacionais com os resultados a serem alcançados pelo projeto, cujas influências são internas e externas, pois a diferenciação nos projetos é uma vantagem competitiva possibilitando a sobrevivência de microempresas no mercado.

ABSTRACT
This paper reflects how project management can improve the performance of internal operations of micro enterprises and enhance competitive performance and survival in the market in peripheral regions. This is a qualitative descriptive research using as a case study a school unit of the private network, an economic segment impacted by the covidic sindemia, education. It was found that the success of the object company with project management depends on the alignment of its organizational objectives with the results to be achieved by the project, whose influences are internal and external, because the differentiation in the project is a competitive advantage enabling the survival of microcompanies in the market.
Keywords: Project Management; Microenterprise; Survival.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Braun 24-10-2021 18:03:06

O resumo está adequado e precisa apenas de alguns ajustes pontuais referentes à revisão ortográfica e gramatical. O tópico 2 que descreve o procedimento metodológico ficou um pouco sucinto. Como recomendação seria interessante detalhar melhor os aspectos metodológicos da pesquisa, tais como quantidade de entrevistas, perguntas contidas no roteiro, dentre outras informações inerentes ao tipo de pesquisa, tratamento dos dados, universo, amostra, trazendo inclusive referências referentes às ferramentas metodológicas empregadas no intuito de melhor expor os métodos utilizados na pesquisa. O tópico 3 que aborda o referencial teórico está coerente com a pesquisa proposta. Como sugestão, seria interessante evitar referências seguidas oriundas do mesmo autor em parágrafos subsequentes com a finalidade de melhorar a coesão textual. Nesse contexto, seria importante buscar referências adicionais que corroborem com o tema proposto. No mais, o tópico está bem estruturado e traz as informações pertinentes ao tema. O tópico 4 que apresenta os resultados e discussões está adequado, haja vista se tratar de um estudo de caso. Como sugestão, seria interessante detalhar melhor as informações contidas neste tópico, sobretudo no que tange aos depoimentos extraídos sobre o projeto analisado com a finalidade de enriquecer a análise dos respectivos resultados apresentados. As considerações finais estão adequadas à proposta do artigo e apesar de sucintas retratam adequadamente as conclusões preliminares obtidas através da pesquisa realizada.

Foto do Usuário Jéferson Deleon Fávero 03-11-2021 12:14:57

Com os resultados alcançados na pesquisa, alguma empresa da periferia foi beneficiada?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.