UM ESTUDO DE CASO SOBRE ALGUNS FATORES DE RISCO NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 394


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Alberto De Souza , Carolina Pinheiro Batista , Vanda Aparecida De Oliveira Dalfior , Florence Belo Sidney , Gleyson De Souza Cruz

ABSTRACT
O presente artigo tem por objetivo apresentar os principais fatores de risco que envolve a implantação de sistemas ERP e a importância de utilizar as práticas do PMBOK no gerenciamento de projetos para minimizá-los. Para tal, foi utilizada análise documental e observação participativa efetiva no caso. O gerenciamento de risco deve ser tratado logo no planejamento do projeto, a fim de evitar custos não previstos na execução do mesmo. Mas nem sempre isso é possível, problemas sempre vão existir, mas seguindo as boas práticas propostas nessa pesquisa, tentaremos minimizar os impactos sobre o projeto.
Palavras chave: PMBOK, ERP, planejamento, gerenciamento, riscos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Carlos Da Silva Oliveira 20-10-2021 12:55:11

O artigo está estruturado com a introdução, referencial teórico, métodos, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas. Entretanto, oss procedimentos metodológicos deveria ser mais detalhado, tendo em vista o uso do estudo de caso como instrumento principal da pesquisa. Para análise dos dados, penso que poderiam optar pela análise de conteúdo, usando a tipologia de Bardin (2011) subdividida em três etapas. A primeira, pré-análise, é o momento em que se realiza a organização do material coletado, sistematizando e operacionalizando as ideias centrais. A segunda ocorre quando as unidades de registro e categorias são definidas, o que a autora denomina de sistematização da pesquisa. A terceira etapa corresponde à interpretação dos dados, momento em que o pesquisador estabelece as relações e interpretações com a finalidade de compreender o fenômeno, apoiado no marco teórico, consequentemente maior consistência metodológica. Qual, de fato, são os fatores de riscos que impedem a implantação de um sistema ERP? Houve alguma entrevista com as pessoas envolvidas diretamente com o processo de implantação na empresa?

Foto do Usuário Rodrigo Ferreira 25-10-2021 13:09:57

Autores, parabéns pelo estudo. No momento, gostaria de especificar quais as características dos indivíduos participaram da coleta de dados ? Abs., Rodrigo.

Foto do Usuário Priscila Scarfone Tiburcio 03-11-2021 21:52:46

Estudo bem fundamentado quanto as abordagens teóricas. Logo, acredito que poderiam ter explorado mais as características e o perfil da empresa-caso, bem como ter mensurado e analisado dados quantitativos (indicadores) que atestem a eficácia de performance da organização após migrar de sistema seguindo as boas práticas sugeridas no guia PMBOK.

Foto do Usuário Heber Severiano Junior 04-11-2021 21:16:22

Artigo com bons fundamentos e bem escrito, sobre os riscos, todo projetos tens seus riscos mas dentro desse tema, um gerente de projetos experiente e um time com experiencia em implementação em ERP faz toda a diferença. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.