INICIATIVAS DE EMPREENDIMENTOS EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE NEGÓCIO DE CLÍNICAS POPULARES PARA O BEM ESTAR SOCIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 401


Certificado de participação:
Certificado de Marineide De Oliveira Aranha Neto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marineide De Oliveira Aranha Neto , Henrique Landsmann Pauli

ABSTRACT
Utilizando-se de conceitos como empreendedorismo, responsabilidade social e empreendedorismo social, esse trabalho traça um breve panorama acerca da situação da saúde pública disponível para a população brasileira e apresenta alguns dados sobre redução de capacidade de atendimento do sistema. O objeto de estudo foram clínicas populares, com intuito de analisar o modelo de negócios por elas propostos. Por se tratar de uma pesquisa documental, utilizou-se como fonte de informações as Websites de onze clínicas populares da área de saúde, que atuam sob visão e valores com vertente social. Os dados coletados foram confrontados com a atual situação do quadro socioeconômico dos cidadãos do país, principalmente em relação a fatores financeiros da população alvo desses serviços.  Questiona-se se essas empresas realmente contribuem para a assistência à saúde básica da população e facilitam realmente o acesso aos serviços demandados, como consultas médicas e exames, ou apenas visam uma oportunidade de negócio. Constatou-se que os valores dos serviços ainda são altos quando comparados à média salarial do Brasil e que os meios de pagamento oferecidos são impeditivos ao acesso de grande parcela da população.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victor Silva 04-11-2021 14:02:02

Parabéns pela pesquisa realizada. Sugiro, na apresentação dos resultados, a elaboração de quadros-resumos e nuvem de palavras, como forma de tornar mais visual os achados. Uma outra sugestão de pesquisa futura é entrevistar os clientes de empreendimentos em saúde.

Foto do Usuário Ana Paula De Lima Bezerra 08-11-2021 10:32:15

Parabéns pelo trabalho

Foto do Usuário Ana Paula De Lima Bezerra 08-11-2021 10:33:16

Temática pertinente e interessante, seria legal novas abordagens como essa

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.