Avaliação da qualidade dos serviços prestados em uma instituição de ensino superior

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 403


Certificado de publicação:
Certificado de Rogério Pinto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thaynele Rodrigues Da Costa , Rogério Pinto

ABSTRACT
Realizou-se uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços prestados por uma Instituição particular de Ensino Superior, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário adaptado do SERVQUAL, a 354 alunos. A escala adaptada continha 21 itens, agrupados em cinco dimensões de qualidade: aspectos tangíveis, confiabilidade, presteza, garantia e empatia. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas, frequências relativas e frequências múltiplas, médias e seus respectivos desvios padrões, e também foi aplicada análise de confiabilidade sobre as dimensões da qualidade dos serviços, através do coeficiente alfa de Cronbach. Foram comparadas as percepções dos alunos quanto aos nichos de início, meio e final de curso quanto aos serviços prestados. O coeficiente alfa de Cronbach obtido demonstrou confiabilidade dos dados levantados em todas as dimensões estudadas na pesquisa. Na visão dos alunos, a instituição de ensino presta um ótimo serviço. As  dimensões dadas para garantia e prestabilidade foram consideradas mais importantes na percepção dos alunos, se destacando a capacidade em prestar o serviço prometido de forma precisa e confiável, seguido da disposição para ajudar seus clientes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodrigo Ferreira 25-10-2021 13:13:31

Parabéns a autora pelo estudo realizado, a ferramenta SERVQUAL é de alta aderência ao estudo apresentado, além e propiciar à área substantiva analisada resultados de alto e imediato impacto.

Foto do Usuário Aline Francilurdes Nery Do Vale 29-10-2021 01:19:00

Caro autor, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Trago algumas sugestões com o objetivo de contribuir com o manuscrito. No referencial teórico, sugiro acrescentar mais referências internacionais e dos últimos cinco anos. Nas considerações finais, senti falta das limitações do estudo e de sugestões para futuras pesquisas.

Foto do Usuário Eduardo Zeferino Maximo 12-11-2021 11:00:18

Pesquisa com tema muito relevante e atual, para aplicações em outras IES, parabéns a autora. Como sugestão ficou faltando um referencial teórico para explicar os constructos da pesquisa, bem como o uso de referenciais mais atuas.

Foto do Usuário Lidiane Campos Dos Santos 24-11-2021 21:02:53

Parabéns pelo trabalho! Coloco como sugestão um tópico específico para a revisão bibliográfica e melhorar as conclusões.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.