“NÃO POSSO PASSAR ESSA INFORMAÇÃO”: O DIREITO AO ABORTO LEGAL NO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 522


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lara Ribeiro Pereira Carneiro , Eliane Vieira Lacerda Almeida , Lorenna Medeiros Toscano De Brito , Maria Inês Lopa Ruivo

ABSTRACT
O objetivo do presente trabalho foi verificar se as informações sobre aborto legal são transparentes e de fácil acesso para as mulheres da sociedade, partindo-se da hipótese de que há omissão estatal frente ao dever de informar sobre a prestação do serviço. A análise é relevante pois busca demonstrar a falta de aplicabilidade da permissiva legal para o aborto no Brasil, considerando-se que ainda existem barreiras reais para mulheres que pretendem exercer esse direito. A metodologia adotada foi de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, sendo utilizado levantamento bibliográfico e trabalho de campo junto aos hospitais indicados pelo Mapa do Aborto Legal. Os dados coletados apontaram o desconhecimento quanto às condicionalidades causais do aborto legal por parte das unidades de atendimento à saúde pública no país. Embora o direito à informação seja considerado um alicerce indispensável à concretização dos direitos fundamentais, não atinge o seu propósito para a realização do aborto legal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Micael Franco Alves 21-10-2021 17:32:11

Trabalho extremamente relevante! As mulheres precisam saber quais são os seus reais direitos e estes precisam ser respeitados. Quando se trata de aborto legal, não podemos deixar que informações errôneas sejam propagadas, e visualizar as condições da mulher que, em muitos casos, foi vítima de violência.

Foto do Usuário Pamella Cristina De Jesus Pereira 25-10-2021 21:05:31

Excelente trabalho! Temática relevante para saúde pública. O direito ao aborto legal ainda é um assunto é pouco divulgado e esbarra em preconceito, falta de informação e até maus tratos de profissionais da saúde que atendem as pacientes que buscam por esse atendimento.

Foto do Usuário Ana Paula De Lima Bezerra 26-10-2021 13:54:19

Trabalho muito relevante e interessante. Parabéns aos autores!

Ótimo trabalho, totalmente relevante e preciso! É preocupante a situação em todo o estado Brasileiro por questões culturais, religiosas e pessoais, ficando em último plano o cuidado a essas pacientes.

Escudo necessário! o estudo já começa com vários questionamentos relevantes que prendem o leitor. Além disso, o estudo está muito bem escrito, além de ser inovador, demonstrando a necessidade que outros estudos sejam realizados nessa temática

Esse é um tema sempre atual e que precisa estar em debate sempre e em todas as esferas. Parabéns pelo recorte!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.