Prática Interprofissional Durante a Formação Acadêmica em Uma Unidade de Saúde da Família na Cidade de Salvador

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 420


Certificado de publicação:
Certificado de Aline Gonçalves Miranda

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Gonçalves Miranda , Giovanna Caroline Barbosa Farias , Luana Dos Anjos De Carvalho , Vanessa Rastelli Cruz Silva , Tailane Silva Pereira , Vitória Fonseca Pinto , Elias Dourado , Carla Maria Lima Santos

ABSTRACT
A reorganização do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS)  objetiva a superação do modelo biomédico, e a adequação ao paradigma biopsicossocial resultante da reforma sanitária brasileira. Para a implementação do novo paradigma, a formação dos profissionais orientada ao exercício da interprofissionalidade, ao cuidado integral do sujeito e às suas necessidades, faz-se necessária. Pensando nisso, a Universidade do Estado da Bahia, através do componente curricular Programa de Integração, Serviço e Comunidade (PIASC), oferece aos seus alunos de saúde a possibilidade de realizar, conjuntamente, a territorialização, a análise situacional de um problema local e o  planejamento local em saúde com ações coletivas de educação em saúde. Desse modo, o presente trabalho se refere a uma experiência com um grupo de adolescentes de uma Unidade de Saúde da Família da cidade de Salvador, em que foi realizado um diagnóstico situacional sobre hábitos alimentares, autopercepção e estilo de vida, nos resultados foi identificada alta prevalência de diabetes e hipertensão no histórico familiar. Assim, o projeto de intervenção realizado foi intitulado “VOCÊ É O QUE VOCÊ COME'', e a interprofissionalidade presente na turma foi decisiva para o planejamento das ações, que pensaram o sujeito integralmente, e contribuíram para um cuidado em saúde efetivo e mais próximo do paradigma biopsicossocial. Diante disso, torna-se evidente a importância do trabalho em equipe durante a formação acadêmica, com estágios nos serviços de saúde e comunidades. Além da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem que perpassam o saber técnico-científico, propiciando o desenvolvimento de habilidades para lidar com a realidade multifatorial do indivíduo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Ótima temática para ser trabalhada e discutida. Conforme texto da OMS (2010), a interprofissionalidade é o caminho para diminuir a distância entre a formação e o fazer, de forma a promover a saúde dos usuários do sistema. Com relação ao trabalho, mesmo entendendo ser um resumo (em que a quantidade de texto é limitada), senti falta de o relato ser mais claro quanto a forma como ocorreu a interprofissionalidade, em relação a seus atores: quais cursos e quais profissionais participaram da experiência?

Foto do Usuário Ana Kaiane Almeida De Souza 27-10-2021 16:32:06

A temática é muito boa de ser abordada, se tratando de ser um trabalho inter e multiprofissional, visto que isso não ocorre na prática em alguns lugares. Entretanto, gostaria de saber mais das práticas e estratégias utilizadas pela equipe e não apenas o relato de experiência. Além disso, seria interessante saber qual o papel de cada profissional nesse projeto tão importante para o desenvolvimento dos adolescentes.

Foto do Usuário Thaís Ostroski Olsson 27-10-2021 22:36:26

Parabéns à toda equipe pelo tema escolhido e execução do trabalho. A pesquisa trouxe resultados bastante relevantes sobre as influências positivas que as atividades interprofissionais, que acontecem nos serviços de saúde, trazem aos estudantes durante seu percurso acadêmico. Gostaria de saber se o Programa de Integração, Serviço e Comunidade (PIASC) é componente curricular obrigatório ou opcional/eletivo para os estudantes destes cursos?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.