Cobertura Vacinal no Primeiro Ano de Vida nos Últimos Cinco Anos no Estado do Espírito Santo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Criança e do Adolescente

Acessos neste artigo: 363


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva , Lara Meira Pratti , Lizandra Argona Pereira , Thais Nunes Resende , Cristina Ribeiro Macedo , Miguel Athos Da Silva De Oliveira , Italla Maria Pinheiro Bezerra , José Lucas Souza Ramos , João Batista Francalino Da Rocha

ABSTRACT
Este estudo tem como objetivo descrever a cobertura vacinal dos imunizantes administrados no primeiro ano de vida no Espírito Santo entre os anos de 2016 a 2020. Trata-se de um estudo ecológico, descritivo, de abordagem quantitativa, a partir dos dados fornecidos pelo Sistema de Tabulação de Dados (TABNET) que pertence ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), que foram  submetidos à análise do discurso. Os seus resultados apontam que houve uma queda considerável da cobertura vacinal dos imunizantes BCG, Hepatite B (30 dias), Hepatite B e Tetra Viral, e em contraste  aumento no período analisado da cobertura da vacina de Febre Amarela. Conclui-se que a queda da cobertura vacinal em crianças menores de um ano no Espírito se dá pela pandemia causada pelo COVID-19, que resultou no fechamento de unidades de saúde e o aumento da cobertura da vacina da Febre Amarela pelo surto da doença em 2016, que resultou em uma vacinação em massa da população.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marjorie Ester Dias Maciel 23-10-2021 18:27:38

Trabalho muito bom. Apenas ficou mais uma dúvida , será que a queda na cobertura vacinal também não está relacionada ao movimento anti-vacina que infelizmente aumentou durante a epidemia do covid ?

Foto do Usuário Jivago Meira Gomes 06-11-2021 19:36:30

Trabalho importantíssimo e resultados preocupantes!! Parabéns pela iniciativa

Excelente temática! Muito pertinente nos tempos atuais, considerando a pandemia. Parabéns ao grupo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.