A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR DENTRO DA CONSULTA PUERPERAL- UMA CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 456


Certificado de publicação:
Certificado de Taiene De Oliveira Barbosa Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alessandra Januario Giesteira , Isabela Nogueira De Araújo , Taiene De Oliveira Barbosa Dos Santos

ABSTRACT
Introdução: As ações e orientações acerca do Planejamento Familiar realizadas durante a assistência puerperal possibilitam que de forma livre e informada às puérperas decidam sobre sua saúde sexual e reprodutiva com autonomia. Objetivos: descrever a atuação do enfermeiro frente ao Planejamento Familiar na captação das puérperas na consulta puerperal e identificar as estratégias de educação à saúde frente a abordagem do Planejamento Familiar às puérperas. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa. Os dados foram coletados por meio da plataforma BVSalud, no período de outubro de 2020 a março de 2021. Resultados e Discussão: Evidenciou-se que as orientações acerca do Planejamento Familiar, ainda não é uma prática desenvolvida durante a assistência puerperal. Existem entraves que dificultam sua realização. Conclusão: as orientações fornecidas pelos enfermeiros às puérperas sobre o planejamento familiar devem ser sempre colocadas em pauta verificando a importância do mesmo, para prevenir futuras gestações não-planejadas e assim não desejadas, conscientizar sobre o intervalo entre partos e conhecer as opções contraceptivas pós-parto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raquel Vicentini Oliveira 18-10-2021 20:41:09

Assunto muito interessante, levando em consideração que o planejamento familiar é objeto de norteamento para as famílias as quais são assistidas, mas que infelizmente não recebe a devida atenção. Achei o resumo bem estruturado. Parabéns!

Foto do Usuário Ana Paula Ferreira Holzmann 25-10-2021 17:43:41

Tema relevante, embora pouco discutido atualmente. Acho que ainda precisamos evoluir muito para podermos considerar o planejamento familiar como um direito de fato garantido! È só olharmos para os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS que chegamos a esta conclusão! Quanto ao artigo, acho que os autores poderiam ter explorado mais a discussão...o alcance dos objetivos me pareceu um pouco prejudicado! È só uma sugestão... o trabalho está muito bom! Parabéns!

Foto do Usuário Gabriela Duran Oliveira 02-11-2021 11:53:20

Tema relevante e ótimo levantamento de dados. Percebe-se que apesar da importância do planejamento familiar, há um despreparo do sistema de saúde e até mesmo dos profissionais da enfermagem para sua realização efetiva. Quanto ao artigo, gostaria de sugerir um maior aprofundamento em relação às estratégias de educação à saúde frente a abordagem do Planejamento Familiar às puérperas, listadas como um dos objetivos, mas no geral esta ótimo, parabéns!!

Estudo muito pertinente e necessário. Acredito que os resultados deveriam ser melhor explorados.

Foto do Usuário Luciana Magnoni Reberte Gouveia 06-11-2021 22:19:27

Tema importante de revisão. Apesar dos avanços na saúde da mulher, a educação para a promoção da saúde voltado ao planejamento reprodutivo demanda recursos materiais, capacitação e autonomia na prática de enfermagem. Muito bom, seria interessante detalhar os resultados durante a apresentação.

Foto do Usuário Milena Cristo Martins 08-11-2021 20:19:48

Gostei muito da escolha do tema. De fato, o Planejamento Familiar ainda não é uma realidade eficaz e integral dentro da assistência puerperal. Na prática é possível identificar a falta de oferta de métodos contraceptivos, recursos humanos e capacitação de profissionais. Entretanto, creio que os resultados poderiam ter sido desenvolvidos de forma mais clara e aprofundada. Sugiro, se possível, discorrer mais para assim conseguir atingir aos objetivos propostos no trabalho.

Foto do Usuário Lara Meira Pratti 09-11-2021 22:00:38

É um tema muito importante, pouco discurtido e que não é muito conhecido. Acredito que o planejamento familiar deve ser muito mais explorado pelos profissionais e mais dismistificado, pois é muito importante para a sociedade atual. Achei que o resultado da pesquisa poderia ser mais explorado. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Adriana Braitt Lima 10-11-2021 13:40:15

Parabéns! Faltou elencar as orientações encontradas. Todavia denotou, relevância em mostrar a necessidades de orientações significantes para as puérperas.

Foto do Usuário Joyce Souza Do Espírito Santo 10-11-2021 23:00:11

Temática muito interessante! Realmente se faz necessário um maior entendimento sobre planejamento familiar para os profissionais da área de saúde, e a importância dele durante a assistência aos pacientes.

Foto do Usuário Joyce Souza Do Espírito Santo 10-11-2021 23:00:11

Temática muito interessante! Realmente se faz necessário um maior entendimento sobre planejamento familiar para os profissionais da área de saúde, e a importância dele durante a assistência aos pacientes.

Foto do Usuário Lorenna Medeiros Toscano De Brito 11-11-2021 14:30:39

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Muito bom!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.