Vivência da Tutoria em Curso de Formação Para Profissionais de Saúde na Temática da Obesidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 241


Certificado de publicação:
Certificado de Evelyne Florido Lobato Cavalcante

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Evelyne Florido Lobato Cavalcante , Livia Cardoso Gomes Rosa , Roberta De Lemos Santos , Doralice Batista Das Neves Ramos , Vivian Costa Resende Cunha , Vanessa De Fatima Castro Ramos , Luciana Azevedo Maldonado , Luciana Maria Cerqueira Castro

ABSTRACT
Este estudo descritivo e qualitativo pretende narrar a experiência do processo de tutoria do curso de aperfeiçoamento para profissionais da atenção primária à saúde, denominado “Cuidado da obesidade no território: reflexão e ação”, por meio de um  relato de experiência. O curso foi desenvolvido entre outubro de 2019 e abril de 2021 e a atividade de tutoria ocorreu entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2021, a fim de estimular a adesão ao curso e apoiar a construção do plano de ação, atividade final não obrigatória. Como a tutoria ocorreu no final do curso, quatro das cinco tutoras tinham envolvimento prévio em alguma etapa do curso de formação. A tutoria se caracterizou por um processo de interação e mediação com os participantes, por meio do estímulo, trocas e apoio para a construção das atividades propostas. Com a implementação da tutoria houve aumento em 10% de participantes que concluíram o módulo 1 (n=187) e 45,4% (n=85) destes finalizaram o curso e se envolveram com a realização do plano de ação no seu território, apesar de não ter sido uma atividade obrigatória. Dentre as limitações identificadas estão a dificuldade dos participantes em lidar com os avanços tecnológicos da atualidade e interagirem no ambiente virtual de aprendizagem, o distanciamento promovido por essa modalidade, que dificulta os encontros, trocas e afetos, dificuldade de acompanhamento das atividades do curso devido ao contexto da pandemia de Covid-19 e sobrecarga de trabalho. Mesmo que algumas limitações para a adesão ao curso não pudessem ser superadas no momento de entrada da tutoria, esta se mostrou bastante relevante para facilitar a conclusão do curso e estimular a reflexão das ações e estratégias municipais, visando priorizar o cuidado às pessoas com obesidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Claudia Valéria Cardim Da Silva 20-10-2021 10:23:00

O trabalho apresentado traz um importante debate e contribuição na perspectiva da qualificação do cuidado à obesidade e seus desafios na qualificação dos profissionais de saúde. Nesse sentido, a partir das dificuldades apresentadas em relação à adesão dos profissionais ao modelo de EAD, o quanto pode-se atribuir às demandas da pandemia e o quanto pode-se ser atribuído às dificuldades em lidar com o tema em si na dinâmica rotineira dos cuidados em saúde nos serviços, cujo foco e metas estão mais voltados às co-morbidades crônicas e indicadores e metas parametrizadas que esvaziam o cuidado humanizado e responsivo da obesidade, resultante ainda de certa invibilização e secundarização do problema?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.