PERSPECTIVA DE CONHECIMENTO DE UNIVERSITÁRIOS DO ÚLTIMO ANO DE FISIOTERAPIA SOBRE O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 377


Certificado de publicação:
Certificado de Kelly Christina De Faria

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kelly Christina De Faria , Layane Rocha Pereira , Lays Magalhães Braga

ABSTRACT
A portaria nº 356 de 20 de março de 2020, possibilitou a atuação dos estudantes do último ano das áreas da saúde no combate a pandemia. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos concluintes do curso de fisioterapia sobre a Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 51 estudantes do curso de fisioterapia, sendo a coleta de dados desenvolvida através de um questionário que abordava conhecimento teórico/prático sobre aspectos gerais da COVID-19, higiene e prevenção da doença e nível de confiança em atuar no caso de um chamamento. Para análise dos dados utilizou-se o SPSS® sendo realizada análise descritiva. A maioria dos voluntários (76,4%) responderam corretamente sobre a principal forma de contágio da doença. Sobre seus conhecimentos básicos e segurança para atuação profissional em caso de chamamento emergencial, notou-se que, a maioria (72,54%) tinham pouco conhecimento sobre a área de atuação na atenção primária; quanto ao nível de confiança para atuar na linha de frente ao combate da doença, 66,67% relataram capazes. A maioria dos concluintes do curso de fisioterapia se sentiram suficientemente confiantes para atuar no combate ao Covid-19, e apresentam conhecimento satisfatório quanto a higiene, cuidados, prevenção e área de atuação. 
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Pandemia; Atenção Primária à Saúde; Conhecimento; Estudantes. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Hoffmann Marques 21-10-2021 19:17:54

Parabéns pela inciativa em abordar um tema relevante em um momento bastante delicado em que todos os graduandos estavam desconfortáveis com um virus desconhecido. Sugiro em outra oportunidade verificar como os alunos pensam em trazer essa situação na promoção da saude . Obrigada

Excelente estudo, muito atual e relevante. A área fisioterapia na atenção primária deveria ser mais abordada durante graduação e este estudo nos deixa claro essa demanda de melhorarmos as cargas horárias das matérias que abordam essa temática durante o processo de graduação, para termos profissionais melhores capacitados em todos os âmbitos de atenção á saúde.

Foto do Usuário Jeilson De Oliveira Moisés 10-11-2021 09:35:36

Um tema bem interessante e foi bem discorrido. Trabalho bem atual com a nossa realidade, e foi de suma importância sua elaboração. Parabéns pela sua dedicação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.