Mortalidade por Insuficiência Renal Aguda no Espírito Santo: um estudo descritivo, 2008 a 2019

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 343


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nathalya Das Candeias Pastore Cunha , Eduarda Calazans Reblin De Oliveira , Raquel Vicentini Oliveira , Juliana Maria Bello Jastrow , Yasmin Neves Soares , Esthefany Pereira Estevam , Francisco Naildo Cardoso Leitão , João Batista Francalino Da Rocha , Italla Maria Pinheiro Bezerra

ABSTRACT
Este estudo objetiva avaliar a taxa de mortalidade de pacientes com insuficiência renal aguda (IRA) no estado do Espírito Santo, entre os anos 2008 a 2019. Trata-se de um estudo descritivo que analisou a mortalidade de casos de Insuficiência Renal Aguda no estado do Espírito Santo no tempo compreendido entre 2008 e 2019, através de dados coletados disponibilizado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os resultados apontam que no período do estudo (2008-2019) segundo o DATASUS foram identificados 436 casos de óbitos por Insuficiência Renal Aguda, que foram divididos entre as macrorregiões de saúde do Espírito Santo. É possível observar dentro desse resultado que os maiores índices de mortalidade se concentram na região Metropolitana do estado. Conclui-se que o maior número de óbitos por Insuficiência Renal Aguda entre os anos de 2008 a 2019, ocorreram em indivíduos do sexo masculino, raça branca, com idade superior a 60 anos e com baixa escolaridade, tendo uma maior ocorrência na região Metropolitana do estado do Espírito Santo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Claudio Alencar 25-10-2021 19:11:18

Gostei bastante do trabalho. Mas a formatação não condiz com as normas do evento.

Foto do Usuário Railson Luis Dos Santos Silva 09-11-2021 20:06:44

Muito significativo. Os resultados estão expostos de maneira clara.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.