Dilemas éticos no cuidado de puérperas com HIV: percepção de enfermeiras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 275


Certificado de publicação:
Certificado de Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira

Certificado de participação:
Certificado de Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira , Marluce Alves Nunes Oliveira , Elaine Guedes Fontoura , Tayara De Oliveira Vitoria , Lorraine Alves De Souza Santos , Keccya Dos Santos Nunes Gonçalves , Anna Carolina Oliveira Cohim Silva , Raygleise Dos Santos Borges , Stelman Teixeira Moreira Dos Santos , Eunice Gabriela De Oliveira Araújo , Alberto Bispo De Santana

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é analisar a percepção das enfermeiras sobre dilemas éticos no cuidado da puérperas portadoras de HIV e identificar os dilemas éticos vivenciados no cuidado de puérperas portadoras de HIV. Consiste em um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa realizada em instituição hospitalar pública especializada em saúde da mulher, do interior da Bahia. Contou com a participação de 08 enfermeiras que atuam na assistência de mulheres no puerpério, sendo utilizada uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Nos resultados foram encontradas três categorias: Dilemas éticos na percepção das enfermeiras, onde foi possível perceber que as mesmas não tem conhecimento da definição de dilemas éticos; Dilemas éticos vivenciados pelas enfermeiras no cuidado da puérpera com HIV, que estavam relacionados principalmente ao preconceito sofrido por tais puérperas e a exposição da puérpera na enfermaria; e Prevenção de dilemas éticos no cuidado da puérpera com HIV, que para as enfermeiras, as principais formas de prevenir que os dilemas éticos ocorram é por meio da comunicação entre profissionais de saúde, prestação de uma assistência humana, ética e integral e através das orientações prestadas a puérpera e seus acompanhantes. Em síntese, os resultados deste estudo demonstram que as enfermeiras vivenciam dilemas éticos ao cuidar de puérperas com HIV, mesmo não tendo a percepção sobre os dilemas éticos de forma clara, além disso, também demonstraram boas formas de prevenir que os dilemas éticos ocorram na prática profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Paula Ferreira Holzmann 25-10-2021 17:21:09

Tema interessante e pouco explorado! Um grande desafio é manter o sigilo, ou melhor dizendo, não despertar a curiosidade ou a suspeita entre as outras puérperas, o que é muito comum principalmente devido à contra indicação da amamentação. Nesta situação, a equipe de enfermagem deve estar atenta e estabelecer uma conduta em comum para amenizar esse ''risco'' e o constrangimento da puérpera HIV +.

Tema bem interessante e bem aprofundado. Notei algumas coisas que causaram um certo desconforto na leitura do resumo expandido, como o excesso de parágrafos e a forma como a coleta de dados foi executada. Acredito que por se tratar de um estudo representativo, a amostra deveria se coletada de forma aleatória.

Foto do Usuário Ayane Ferreira Gaspar Do Vale 08-11-2021 08:59:13

Temática muito pertinente, mas pouco discutida! Infelizmente, a assistência à saúde aos portadores de HIV, ainda é permeada de muito preconceito, o que demonstra uma fragilidade ao longo da formação e aponta para a necessidade de educação continuada para esse profissionais a fim de que estes saibam como lidar melhor com tais pacientes.

Foto do Usuário Milena Cristo Martins 08-11-2021 20:06:26

Somado aos demais comentários, acho válido ressaltar o resultado do trabalho apresentado no qual foi possível identificar que, mesmo as enfermeiras vivenciando situações dilemáticas ao cuidar de puérperas com HIV, ainda não possuem a percepção sobre tais dilemas de forma clara. Fato este que deveria ser algo pontuado em equipe multiprofissional para que seja trabalhado, principalmente no que diz respeito à despertar situações preconceituosas por medo da contaminação dessas profissionais. Talvez seja um projeto pertinente a se pensar, não só nos ambientes do estudo, mas no geral, dentro da formação de cada profissional de saúde. Gostei muito do trabalho e a temática escolhida. Parabéns!

Foto do Usuário Carolina Scheffler Schirma Farias 09-11-2021 12:19:32

Trabalho com assuntos bem pertinentes, envolvendo os os dilemas éticos e a doença HIV. Na faculdade nos são apresentados situações hipotéticas que podem acontecer e como devemos/podemos lidar, no entanto, acredito que quando nos formamos há uma grande possibilidade de nos depararmos com situações as quais ficaremos na dúvida de como proceder. Enfim, ótima temática!

Foto do Usuário Adriana Braitt Lima 10-11-2021 13:13:30

Estudo muito bom, parabéns! Traz contribuições quanto a visibilidade do preconceito e exposição na enfermaria. Nós ajuda a refletir sobre o cuidado neste âmbito.

Foto do Usuário Lorenna Medeiros Toscano De Brito 11-11-2021 14:30:20

Interesse o relato/percepção das profissionais que lidam diretamente com a problemática. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.