A Identificação de Políticas Públicas de Estímulo Ao Empreendedorismo e a Promoção do Desenvolvimento Regional: Revisão Sistemática da Literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 253


Certificado de publicação:
Certificado de Marco Antonio De Lorenzo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marco Antonio De Lorenzo , Luiz Eugênio Veneziani Pasin , Andrea Aparecida Da Costa Mineiro

ABSTRACT
A dinâmica do atual século promoveu o desafio urgente da criação de políticas públicas que visem ajustar a desigualdade no desenvolvimento. Os formuladores de políticas enfrentam o enorme desafio de como o crescimento intensivo em inovação pode ser semeado pela intervenção estatal com a utilização de recursos de forma responsável, sem consequências marginais, não intencionais ou mesmo perversas. Políticas de fomento ao empreendedorismo idênticas podem ter impactos muito diferentes em diferentes regiões, devido à variação em seus níveis de desenvolvimento econômico e atributos do governo local. O objetivo do estudo é identificar na literatura as principais políticas públicas adotadas de fomento ao empreendedorismo na promoção do desenvolvimento regional. Tal investigação auxilia a compreender os efeitos potenciais de políticas adotadas nos diversos países e fornece aos formuladores de políticas orientação útil de políticas sólidas que efetivamente propiciem um ambiente empreendedor. Conclui-se, numa análise holística, os principais desafios, propostas, críticas, barreiras a implementação, experiências de sucesso e fracasso, na intervenção estatal com o intuito de estimular a competitividade econômica de regiões. As propostas de ações e críticas às atuais políticas existentes, aqui elencadas precisam ser compreendidas e consideradas para que novas discussões possam surgir e ações serem implantadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho se torna uma fonte de consulta sobre políticas públicas adotadas de fomento ao empreendedorismo na promoção do desenvolvimento regional, assunto este de fundamental importância para o desenvolvimento local, e consequentemente regional. Na percepção dos autores, porque um tema importante como este, não desperta tantos interesses com base na RSL realizada?

Foto do Usuário Jailson Suleimane Gomes Candé 23-09-2021 22:26:09

O tema escolhido é extremamente importante e é desafiador pelo papel que assume no processo de redução de desigualdade social em países em desenvolvimento, e o método proposto cria possibilidade para testar pressupostos teóricos. No entanto, se pudesse ampliar a base de coleta de dados internacionais, nesse caso incluir Scopus, aumentaria a chance de obter mais achados. Estimular empreendedorismo através de políticas constitui um importante passo no combate a mitigação de pobreza e desigualdade social, mas qual é o papel de governos locais no processo de amadurecimento de ideias empreendedoras?

Foto do Usuário Isabela Lopes Gomes 29-09-2021 19:11:35

O tema abordado apresenta-se como uma alternativa para os tempos atuais, com destaque para os desafios da organizações pequenas para sobreviverem aos mercados competitivos, e impactados por diversos fatores, como a pandemia, inflação, etc. De acordo com a revisão de literatura, o tema começou a ser alvo de estudos em meados de 2013, ou seja, a pouco tempo. Dentre as politicas públicas abordadas pelos estudos, qual e/ou quais surtiriam mais efeito para um país como o Brasil, com dimensões continentais e diferenças sociais significativas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.