Estratégias de Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas: Revisão Sistemática da Literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Globalização e Internacionalização de Empresas

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 395


Certificado de publicação:
Certificado de Marco Antonio De Lorenzo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marco Antonio De Lorenzo , Andrea Aparecida Da Costa Mineiro , Luiz Eugênio Veneziani Pasin

ABSTRACT
As alternativas para dinamizar o processo de geração de renda e emprego no Brasil através do estímulo ao desenvolvimento das PME pode se dar através de mecanismos que sejam favoráveis à sua internacionalização. Devido ao seu reconhecimento como potenciais difusoras de inovações e também estimuladoras do empreendedorismo e desenvolvimento regional, as PME brasileiras enfrentam os desafios advindos do desequilíbrio na criação de mecanismos que promovam sua sobrevivência num ambiente de alta mortalidade. O objetivo deste trabalho é sistematizar as estratégias de internacionalização mais utilizadas na literatura internacional, através de uma revisão sistemática de 63 artigos indexados na base de dados Web of Science. Os procedimentos metodológicos foram: delimitação do escopo de análise, seleção de artigos, análise descritiva dos estudos investigados e análise semântica dos estudos mais citados. Dentre os resultados, destaca-se a mudança no foco das correntes teóricas que explicam o fenômeno para a teoria dos recursos baseados em redes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isabela Lopes Gomes 29-09-2021 19:17:30

Um tema interessante e desafiador, e não utilizado muito pelas empresas brasileiras. Nas plataformas de e commerce, e comum encontrar empresas de diversas partes do mundo, com destaque para China, comercializando seus produtos, mas carece de participação de empresas brasileiras. Na percepção dos autores, com base na revisão realizada, qual e/ou quais os principais gargalos para internacionalização das empresas brasileiras?

Foto do Usuário Gevair Campos 29-09-2021 20:13:06

Com a massificação da internet, o campo de atuação das empresas extrapolam sua localização física, se estendendo para todo o globo, onde possua acesso a internet. Nota-se que nenhum trabalho envolvendo Internacionalização de Empresas, na amostra analisada, foi desenvolvido no Brasil. Na opinião dos autores, porque nenhum trabalho envolvendo empresas brasileiras foi identificado nesta revisão de literatura?

Foto do Usuário Priscila Scarfone Tiburcio 03-11-2021 21:32:44

Após ler este artigo, nos questionamos sobre a ausência de programas governamentais de apoio no Brasil, dos quais deveriam se promover e propagar mais o conhecimento sobre o processo de internacionalização sob a perspectiva prática, desenvolvendo a maturidade para exportar das PME’s; estas empresas, que fazem parte da força motriz do desenvolvimento econômico do país, estão carentes de informações e auxílio efetivo para que consigam enxergar a exportação como parte do planejamento estratégico. Ademais, com a crise econômica atual gerada pela COVID-19, pontuo aqui a exportação como estratégia para as micro, pequenas e médias empresas que desejam ampliar o faturamento e ser competitiva com a diverisificação de mercado. Parabéns aos autores! Este trabalho enriquece não somente um estudo empírico pouco explorado, mas auxilia na desmistificação de que a internacionalização esteja no alcance apenas das grandes empresas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.