APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO MACBETH EM UMA MICROEMPRESA DE JOIAS E SEMIJOIAS: ANÁLISE SOBRE OS INVESTIMENTOS MAIS ATRATIVOS PARA IMPULSIONAR AS VENDAS NO PERÍODO DE PANDEMIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 397


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Ramon Dos Santos Hermogenes , Priscila Fernandes Do Nascimento , Marcos Dos Santos , Carlos Francisco Simões Gomes

ABSTRACT
No Brasil, segundo o SEBRAE (2020), as micro e pequenas empresas geram 27% do PIB, no ano de 2020 muitas dessas organizações foram obrigadas a se adaptar para sobreviver em meios ao caos gerado pela pandemia do Covid-19. Mudança nos hábitos organizacionais, na cultura, no modo como as empresas gerenciam suas atividades e buscam resultados, mudança nas análises e principalmente na tomada de decisão foram fundamentais no enfrentamento da crise. Diversas empresas precisaram aderir ao modelo digital e muitas decretaram falência. No ano de 2020 mais de 1,4 milhões de pequenas empresas foram abertas e, segundo o SEBRAE (2020) em dez anos, os valores da produção gerada pelos pequenos negócios saltaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões. A pandemia causou muitas demissões e a criação de muitos empreendimentos, e com eles veio a tomada de decisão para esses novos empreendedores que pode ser um fator de risco se não for analisada de forma cautelosa, principalmente em um momento de pandemia, onde a falta de preparo para tomar decisões pode culminar no fim do negócio antes mesmo de sua alavancagem, especialmente em um cenário onde no começo tudo é muito limitado e a necessidade de retorno de curto prazo é fundamental para que o empreendedor tenha fôlego na continuidade das atividades. O objetivo do presente artigo é utilizar o método multicritério MACBETH para avaliar qualitativamente as melhores opções de investimentos que podem gerar maior visibilidade no curto prazo para o micro e pequeno empresário. Como exemplo foi utilizado uma empresa de joias e semi joias do Rio de Janeiro que tem buscado maior visibilidade desde o início da pandemia. Ao final foi possível verificar os resultados gerados com o software M-MACBETH e a ordenação das alternativas mais significantes para auxiliar no processo decisório do empreendedor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David De Oliveira Costa 25-10-2021 13:54:14

Através deste trabalho, fica comprovado que aplicação dos métodos multicritério de apoio à decisão, independe do tamanho do negócio, do segmento de atuação etc. Assim, percebe-se que é possível utilizar uma ferramenta matemática complexa e robusta, diante da adequada estruturação do problema, para tomar uma decisão mais próxima da ideal.

Trabalho muito bacana Como a análise multicriterio pode contribuir para a incorporação do processo de planejamento estrtegico nas PMES?

Foto do Usuário Brayan De Almeida Lima 02-11-2021 15:45:10

Muito interessante a utilização do Multicritério em Investimentos. A abordagem prévia ao investimento de um microempreendedor, no setor de joia e semi joias, assim como em outros investimentos, é primordial a análise para que seja direcionado da melhor forma os recursos da empresa.

Foto do Usuário Elisângela De Farias 25-11-2021 10:08:59

Parabéns aos autores! O artigo enfatiza a possibilidade da utilização de ferramentas utilizadas por alta gestão de grandes empreendimentos, para análise e tomada de decisão para investimentos, em empresas menores. Com o número de desemprego em alta, tal como o alto índice de inscrições no MEI, ofertar essa possibilidade de informação torna-se pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.