O Impacto e a Influência Social das Cooperativas de Crédito

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 407


Certificado de publicação:
Certificado de Luis Renato Junqueira
Certificado de Tulio Oliveira Andrade

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tulio Oliveira Andrade , Luis Renato Junqueira

ABSTRACT
O cooperativismo de crédito é uma atividade de intermediação financeira que funciona como instrumento impulsionador social e de setores econômicos estratégicos sendo relevante em muitas regiões brasileiras. Entretanto, diversas ações são desenvolvidas através dessas empresas de propriedade coletiva e pouco se sabe dos resultados obtidos por elas. As cooperativas exercem um importante papel econômico e social em Minas Gerais, e nesse contexto, surge o escopo central deste estudo, que consiste em analisar os impactos, a influência e o desempenho econômico-financeiro dos sistemas cooperativos para o desenvolvimento local, no impacto social e aumento na relevância do crédito cooperativo no estado de Minas Gerais, através da análise da cadeia de valor gerada por meio da economia de cidades que foram influenciadas pelo crédito cooperativo. Desse modo, objetivou-se caracterizar o cooperativismo de crédito no Brasil dando ênfase em sua estrutura e organização, avaliando o crescimento e a relevância das cooperativas de crédito mineiras, verificando os indicadores responsáveis pela difusão destas instituições para pequenas comunidades, relacionando-os aos avanços que foram efetivos no desenvolvimento econômico-social, de modo a apurar a influência das ações na evolução das cidades que experimentaram a potencialidade dessas empresas com a mudança de um trabalho financeiro transformando-se em um propósito social através do modelo de economia compartilhada. Foi analisada a evolução econômica juntamente com as alterações na estrutura da economia local. Atingindo os objetivos traçados, foi possível constatar ocorrências positivas, de relevantes intervenções, transformando e assegurando o cenário econômico-social de municípios, dando o amparo para surgimento ou possibilitando os meios de subsistência para o desenvolvimento em determinadas regiões.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário érico Veras Marques 02-11-2021 09:32:53

Parabens pelo trabalho muito interessante. Apenas algumas sugestões. 1. Na metodologia o trabalho está fazendo referencia a questões teóricas que não foram abordadas no referencial teórico 2. Aprofundar o estudo fazendo pesquisa com os cooperados. Pois indices economicos são consequências de muitos fatores não apenas das cooperativas.

Foto do Usuário Julia Oliveira Lucachaqui 08-11-2021 08:46:09

As cooperativas de créditos terão papel importante na retomada da economia que esta acontecendo gradativamente, como forma de injetar mais dinheiro no mercado e auxiliar principalmente pequenas empresas a se reerguerem. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.