CRIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM DIRECIONADO ÀS MULHERES NO PUERPÉRIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Inovações em Gestão da Saúde;

Acessos neste artigo: 391


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Micael Franco Alves , Jessica Pires De Aguiar , Maycon Carvalho Dos Santos

ABSTRACT
A Sistematização da Assistência de Enfermagem tem permitido a uniformização da linguagem de enfermagem, promoção de uma assistência segura e rápida, e atribuindo ao enfermeiro a capacidade de administrar de maneira otimizada o Processo de Enfermagem na assistência ao paciente. Com isso, a elaboração de uma ferramenta teórica que associe a prática é essencial para sistematizar a prática de enfermagem, dar continuidade no cuidado prestado e registrar de forma organizada as ações e rotinas realizadas pelo enfermeiro e sua equipe. Trata-se de uma revisão integrativa, de caráter quantitativo, do tipo exploratório. Com o resultado obtido após análise dos artigos, elaborou-se um instrumento assistencial, denominado “Processo de Enfermagem para Enfermaria Pós-Parto” com intuito de reorganizar as práticas de enfermagem direcionadas às puérperas. A adoção do instrumento na prática e rotina de enfermagem acarreta em um documento preciso e consistente da assistência ao cliente, sendo uma ferramenta que promove a consolidação, caracterização do papel do enfermeiro na atenção à saúde de indivíduos e impulsiona a qualidade no cuidado prestado, além de proporcionar a continuidade da assistência aos pacientes. Por tanto, o instrumento criado pode atender as diversas demandas da maternidade e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kênia Ferreira Laporte 18-10-2021 20:36:30

Excelente trabalho, com um tema de muita importância e que ainda não é dado o devido valor!

Foto do Usuário Thaysa Fontoura Do Amaral 27-10-2021 13:41:04

A SAE é muitas vezes esquecida pelo próprio enfermeiro dentro das instituições em que há trabalho de enfermagem. Nas maternidades, a sistematização muitas vezes se encontram dificultadas ou são realizadas de qualquer modo, sem muito aprofundamento ou faltando algumas etapas. A proposta de instrumento é muito boa, facilitada, e o estudo trás evidencias importantes.

Foto do Usuário José Aparecido Bellucci Júnior 17-11-2021 14:59:39

Excelente trabalho, com método claro e objetivo para a criação do instrumento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.