Análise de Estratégias de Dropshipping no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos de Um E-Commerce: Loja Maritacas Joias

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Administração da Informação;

Acessos neste artigo: 394


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Paulo Cassiano De Lima , Alexandre Camacho Da Paixão , Marcos Dos Santos , Marcone Freitas Dos Reis , Vinicius De Castro Fumero , Erica Ribeiro Da Silva

ABSTRACT
O presente estudo tem como objetivo analisar a estratégia de dropshipping utilizado pelo comércio eletrônico da empresa Maritaca Joias na venda de pratas puras. Em virtude do crescimento exponencial dos comércios eletrônicos, empresas buscam constantemente estratégias de baixo custo e que possam atender seus clientes de forma eficiente e eficaz. O objetivo principal deste artigo é analisar as não conformidades do processo de comunicação entre as operações do e-commerce e seus fornecedores, considerando o conceito de dropshipping, por meio da ferramenta design thinking, para promover oportunidades de melhoria com foco no estudo de caso visando os critérios do design thinking, tais como praticidade, desejabilidade e viabilidade. As estratégias para solução do caso apresentado envolvem as ferramentas da curva ABC e estoque mínimo de segurança, para garantir o alto nível de serviço para atendimento da demanda. O propósito social deste artigo poderá influenciar empresas do ramo e-commerce garantir segurança ao consumidor, evitando contratempos, no processo de comercialização de seus produtos. As limitações deste estudo se encontram nos dados coletados, alguns dados foram alterados de modo a não comprometer com a divulgação de informações da empresa Maritaca Joias, garantindo a segurança e privacidade, entretanto não interfere na qualidade e relevância acadêmica deste estudo. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edson De Melo 29-10-2021 10:46:45

Relevante o propósito deste artigo de influenciar empresas do ramo e-commerce, evitando contratempos, no processo de comercialização de seus produtos.

Foto do Usuário Gustavo Luna De Melo Jorge 01-11-2021 18:22:37

Trabalho relevante no contexto atual e interessante para a realidade de crescimento do segmento E-commerce. A pesquisa fomenta que é necessário ampliar a abrangência dos estudos neste setor afim de fortalecer teoricamente as práticas vigentes. Entendo que a temática de Gestão de Operações é fortemente presente neste trabalho, apesar de não se estender a todas teorias possíveis e relacionadas a este artigo.

Foto do Usuário Brayan De Almeida Lima 02-11-2021 15:35:31

Tema muito relevante atualmente, visto que a conclusão dos autores é de que o ''dropshipping não é a melhor estratégia para produtos que possuem alta demanda, em virtude da dependência de estoques compartilhados'', um estudo muito interessante para quem pretende dar os primeiros passos no e-commerce. Parabéns aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.