CARACTERÍSTICAS DE ÊXITO NA LIDERANÇA ESCOLAR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 422


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Giseli Curty Da Cunha Castilho , Camilla Borges Figueira , Joselia Rita Da Silva

ABSTRACT
Este estudo objetivou compreender características e comportamentos da liderança exercida pelos diretores escolares e o que os mesmos consideram importante para o sucesso na gestão de suas unidades de ensino. A metodologia utilizada na pesquisa valeu-se de uma abordagem qualitativa, na qual seis diretores, sendo quatro de Itaperuna-RJ e dois de São José de Ubá-RJ, de diferentes redes escolares: municipal, estadual, federal e privada, foram entrevistados por meio de um roteiro com questões semiestruturadas. Nesse sentido, todas as respostas foram analisadas visando especificar o modelo ideal de um líder escolar. Destarte, após a análise dos resultados, a pesquisa apontou a evidência de que existem características que acompanham o perfil do líder de sucesso, tais como ouvir e dialogar, divisão de tarefas entre a equipe, planejamento e entre outras que possibilitam uma melhor formação dos indivíduos que desejam o êxito na gestão. Por conseguinte, dentre as principais atribuições citadas pelos diretores, têm-se o respeito pelas diferenças entre si, a empatia, a paciência, além da humildade em reconhecer que o gestor escolar desenvolve-se ao longo do tempo. Por fim, sugere-se que sejam feitas maiores pesquisas no âmbito da liderança escolar, para uma avaliação mais completa sobre as características dos líderes de sucesso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Laíse Do Nascimento Silva 21-10-2021 11:16:17

Trabalho relevante. Temática importante para se trabalhar. Sugeriria colocar quais foram as questões aplicadas na metodologia para melhor fluidez do trabalho.

Foto do Usuário Márcia Marisa Corrêa 27-10-2021 11:38:43

O mote principal do artigo aborda a liderança e o seu exercício, por um líder que deve ''conhecer, desenvolver e exercitar os conceitos qu envolvem a motivação do ser humano no cotidiano de suas situações''. Desta forma, os diretores escolares devem planejar e entender que os seus liderados carecem de valorização para o sucesso da respectiva gestão escolar. Por meio da pesquisa, as considerações finais resgatam os objetivos, a justificativa, e a problemática proposta. Sugestão: a pesquisa deveria ampliar o número de entrevistados, ficou muito reduzida face às conclusões obtidas.

Foto do Usuário Rosely Cubo Pinto De Almeida 05-11-2021 20:11:12

Muito interessante as análises trabalhadas. E principalmente a escolha método de pesquisa. Na gestão escolar, a liderança realmente pode fazer a diferença. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.