PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFAVACA-CRAVO POR ESTAQUIA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 11


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Jean Vitor Coutinho , Júlio César Altizani Júnior , Victor Matheus Martins , Cristina Batista De Lima

ABSTRACT
A produção de mudas através da propagação vegetativa, como a estaquia, é um método rápido, econômico e permite a manutenção das características varietais da planta mãe. A alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) é uma planta medicinal com grande potencial a ser explorado, e devido a sua rusticidade e plasticidade fenotípica, estudos sobre o método de produção por estaquia se torna viável, visando viabilizar a produção comercial. No processo de produção de mudas, o substrato é um importante fator para garantir o enraizamento e o desenvolvimento das estacas. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho de quatro tipos de substratos, visando a obtenção de mudas de alfavaca-cravo por estaquia, de modo rápido e econômico. Os ramos foram coletados pela manhã e as estacas padronizadas nas dimensões de 20 cm de comprimento, 0,3 a 0,5 cm de diâmetro, 3 a 5 gramas e 6 a 10 gemas, e em seguida foram plantadas em copos plásticos. Os substratos avaliados foram: areia pura (textura média), condicionador de solo MecPlant®, solo de uma área com desenvolvimento espontâneo de plantas de alfavaca-cravo e substrato manipulado, composto de duas partes de areia (textura média), duas partes de solo de barranco e uma parte de vermicomposto Bela Vista®. O substrato comercial e a areia pura promoveram melhor enraizamento e desenvolvimento das mudas, possibilitando a obtenção de mudas de alfavaca-cravo de qualidade satisfatória.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Louise Lima E Silva 20-04-2021 14:20:18

Parabéns pelo trabalho, de muita eficácia para os produtores e de fácil entendimento.

Foto do Usuário Alessandro Borini Lone 27-04-2021 14:49:56

Parabenizo os autores pelo trabalho! O trabalho é importante para o desenvolvimento de um sistema de produção de mudas de Alfavaca-cravo. Acredito ser importante inserir a época do ano ou data da coleta e preparo das estacas e inserir uma análise química do solo utilizado como substrato. Como sugestão para futuros trabalhos, avaliar a utilização de doses de AIB (ácido indolbutírico) para verificar se a porcentagem de enraizamento aumenta ainda mais.

Trabalho bem escrito e resultados bem discutidos com base na literatura! Apesar do melhor enraizamento ser atribuído as propriedades físicas do condicionador de solo e a areia pura, a qual motivo o autor atribuí o menor crescimento da parte aérea para o tratamento com areia? Parabéns pelo trabalho!