DESEMPENHO PRODUTIVO DE HÍBRIDOS DE MORANGUEIRO, VISANDO AO CULTIVO EM REGIÕES TROPICAIS E SUBTROPICAIS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agrotech;

Acessos neste artigo: 10


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Marco Antônio Pereira Santos , João Gabriel Mafra , Juliano Tadeu De Vilela Resende , Laura Souza Santos , Luis Eduardo Bocalete , Luiz Vitor Barbosa De Oliveira , Liege Ribeiro Barzan , Luana De Souza Marinke , Daniel Suek Zanin , Lorena De Paula Durães

ABSTRACT
O morango é, dentre as espécies do grupo de pequenas frutas, a mais apreciada e mais rentável, cuja produção no Brasil tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Seu alto valor nutricional tem atraído os consumidores e os programas de melhoramento da cultura. Entretanto, os programas de melhoramento da cultura no Brasil são incipientes, levando a dependência de cultivares importadas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar e selecionar híbridos F1 de morangueiro, com vistas ao cultivo em locais de clima tropical e / ou subtropical, como aqueles vigentes na maioria dos principais polos produtores brasileiros, com base em componentes de produtividade.
O experimento foi conduzido na Fazenda Escola (Fazesc) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foram utilizadas mudas provenientes de cruzamentos biparentais, realizados na Universidade, as quais resultaram em 1.691 genótipos. Posteriormente, foram realizados a relação dos dez genótipos com os quais se obtiveram produções comerciais acima de 800 g planta-1, e mensuradas as produções obtidas com cada genótipo e estimadas o Número de frutos por planta (totais e comerciais); Produção (total e comercial); Massa média comercial e porcentagem da produção total classificada como comercial. Esta fase do trabalho não há repetições (cada planta constituí um tratamento), os resultados não apresentam análise estatística. Em uma fase posterior, os genótipos com melhor potencial para serem utilizados em escala comercial deverão ser avaliados por diferentes ciclos e em diversas regiões, por meio de ensaios com repetições e delineamento estatístico adequado. O híbrido C13P58 se destacou perante os demais para número de frutos total, e produção total e comercial. Os genótipos 38.1 e C4P116 obtiveram as maiores estimativas para massa média de frutos comerciais.

Palavras-chave: Fragaria × ananassa Duch. Variabilidade genética. Seleção.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Franny Christiny Camargo Da Silva 13-05-2021 16:14:00

Parabéns pelo trabalho! Estudo de grande relevância levando em consideração os produtores dessa cultura.

Foto do Usuário Adolfo Bergamo Arlanch 14-05-2021 19:10:46

Sugestão: Incluir uma introdução ,mesmo que pequena e breve a introdução é excelente para o leitor entender um pouco sobre o tema Pergunta: Na adubação de cobertura, vocês possuem esses dados e a quantidade que foi aplicado semanalmente?