Levantamento Entomológico No Sistema De Base Ecológica E Convencional Na Macrorregião De Picos-pi

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 11


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Marco Antônio Nunes Santana , Nayana Rodrigues De Sousa , Milena Almeida Vaz

ABSTRACT
Os insetos de solo são fundamentais para o equilíbrio dos agroecossistemas. Facilmente coletáveis, caracterizam-se por serem excelentes bioindicadores do sistema como um todo. Objetivou-se com este trabalho, realizar um levantamento de insetos edáficos em um sistema convencional e um de base ecológica, avaliando qual ambiente proporciona maior biodiversidade. Foram utilizadas armadilhas do tipo “Pitfall traps” confeccionadas a partir de garrafas pet (2L) cortadas ao meio a uma altura de 15 cm no período seco e 20 cm no período chuvoso, enterradas com a borda no nível do solo, cada uma contendo 500 ml de água e 5 gotas de detergente, colocando-se 5  armadilhas em cada área de cultivo e distribuídas de forma aleatória. Os insetos coletados foram armazenados em recipientes contendo álcool 70% para a conservação. O processo de triagem, quantificação e classificação em nível de ordem foram efetuados no laboratório de biologia do Campus Professor Barros Araújo da UESPI. As armadilhas mostraram-se eficientes para a captura de insetos. Em ambos os sistemas, a ordem Hymenoptera apresentou-se como a mais abundante, seguida pela Coleoptera. O número de insetos capturados no sistema convencional foi menor. O sistema ecológico obteve uma maior diversidade de ordens.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Laís Rezende Maia 10-05-2021 14:45:51

Ótimo trabalho muito interessante a relação entre maior diversidade biológica em sistema ecológico. Uma dúvida: A coleta mensal dos insetos teve relação com o ciclo de vida dos insetos ou foi algo estabelecido pelos autores?

O artigo ''LEVANTAMENTO ENTOMOLÓGICO NO SISTEMA DE BASE ECOLÓGICA E CONVENCIONAL NA MACRORREGIÃO DE PICOS-PI'' tem mérito científico e aborda uma assunto importante, pois estuda a diversidade de insetos em diferentes sistemas ecológico e convencional. Estudos dessa natureza demanda grande esforço amostral e tempo de avaliação e isto ressalta ainda mais o artigo. E a conclusão que o sistema de base ecológica apresentou maior diversidade de ordens em comparação com o convencional auxilia a avançar na realização dos estudos para demonstrar que sistemas complexos são equilibrados.