Efeitos de Diferentes Adubos Verdes na Cultura da Soja

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 436


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Michelon , Susiane Chiamulera Migliavacca , Cristiane Pain , Rafaela Gubert , Nayana Markmann , Mauricio Vicente Alves , Cristiano Nunes Nesi

ABSTRACT
Os adubos verdes são importantes para a agricultura por promoverem a ciclagem de nutrientes, favorecendo seu uso pela cultura em sequência, além disso em sua grande maioria são ótimas coberturas do solo. O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos de diferentes adubos verdes de inverno nos componentes de rendimento da cultura da soja. Foi realizada a semeadura de 20 espécies de adubos verdes no mês de maio, quando entraram em florescimento pleno foram manejadas e posteriormente feito a semeadura da soja que ocorreu em Sistema Plantio Direto no mês de outubro. O espaçamento entre linhas foi de 0,45m, a cultivar utilizada foi a Pioneer 95Y52, inoculadas com as bactérias Bradyrhizobium elkanii e Bradyrhizobium japonicum. A adubação foi realizada com 200 kg/ha de Superfosfato Triplo e 250 kg/ha de Cloreto de Potássio. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com 4 repetições e com um total de 80 parcelas medindo 3m x 4m. O solo da área do experimento é classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Avaliou-se o número de vagens por planta, números de grãos por vagens, números de abortos, números de grãos por planta, peso de mil grãos e produtividade. Os dados foram tabulados e analisados com a variância ANOVA e em caso de efeito significativo dos tratamentos, foram submetidos ao teste de comparação de médias de Tukey a 5% de significância. No entanto, nenhuma das espécies de adubos verdes afetou significativamente os componentes de rendimento da cultura da soja.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mauricio Vicente Alves 16-04-2021 23:27:05

Ótimo trabalho, bem escrito, assunto relevante e com bons dados.

O artigo abordou um tema muito relevante e muito discutido atualmente. O trabalho foi muito bem feito, com uma ampla gama de plantas de cobertura. Quanto ao solo utilizado, foi primeiro ano de cultivo de soja?. Como sugestão gostaria de deixar a repetição deste trabalho em outros anos, pois creio que pode trazer resultados muito interessantes ao longo dos anos.

Foto do Usuário Félix Capoco Bernardo 03-05-2021 10:17:08

Trabalho interessante! Parabéns aos pesquisadores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.