CARACTERIZAÇÃO E SIMILARIDADE MORFOLÓGICA DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO ASSOCIADAS À Eucalyptus sp.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Microbiologia;

Acessos neste artigo: 7


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Rayka Kristian Alves Santos

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente bactérias associadas aos diferentes genótipos de Eucalipto e calcular sua similaridade com grupos genéticos já conhecidos. Foram realizados três isolamentos: o primeiro com mudas com idade de 100 dias de Eucalyptus urophylla clone AEC144; o segundo com plantas de 190 dias dos clones AEC144 (E. urophylla) e 1528 (E. urograndis); e o terceiro com plantas de 130 dias de E. urophylla. Para o isolamento, amostras de 10g de raiz com solo aderido e 10 g de folha, foram coletadas, depois realizada diluição seriada de 10-2 a 10-7. Alíquotas de 100 ?L, foram colocadas em triplicata em frascos de penicilina contendo os meios semissólidos isentos de nitrogênio: NFb, JNFb, JMV, LGI. Realizou-se a caracterização morfológica das bactérias que foram agrupadas em um dendograma de similaridade quanto sua morfologia. Foi obtido um total de 19 isolados, sendo 13 de raiz e 6 de folha. O dendograma de similaridade agrupou a maioria dos isolados como semelhantes ao gênero Azospirillum.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Martha Maria Passador 26-04-2021 18:54:17

Estes é um trabalho que poderá contribuir muito para estudos relacionados à eucaliptocultura e também para estudos que envolvem a microbiota do solo. O texto e a metodologia são coerentes e os autores alcançaram o objetivo proposto. Parabéns pelo trabalho! Eu tenho uma pergunta: As maior quantidade de isolados, está relacionada á idade das plantas ou ao genótipo?

O trabalho cumpre com o objetivo estabelecido! Parabéns à autora, trabalhos como esse embasam e norteiam posteriores estudos com a cultura do eucalipto.

Foto do Usuário Bruno Gabriel Amorim Barros 08-05-2021 18:42:48

O trabalho cumpre bastante com o objetivo, se tornando assim relevante e contribuindo para muitos estudos a cerca da microbiologia. Parabéns aos autores!