TIPO DE REBANHO DA RAÇA OVINA RABO LARGO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 433


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rosilene Gomes De Souza Pinheiro , Jurandir Ferreira Da Cruz , Natália Deniz Brito , Jennifer Souza Figueredo , Lorena Santos Sousa , Kaike Soares Oliveira Lacerda , Jaislânia De Jesus Nunes , Sahra Gaier Stadlober , Emmilly Souza De Oliveira

ABSTRACT
Objetivou-se descrever, por meio de análise de pedigree o tipo de rebanho dos ovinos da raça Rabo largo. Foram utilizados dados de pedigree de 1.860 animais, nascidos no período de 1978 e 2015. Para a análise do tipo de rebanho foi utilizado o programa ENDOG 4.8. Foram identificados rebanhos do tipo comercial (65,22%) e multiplicado (34,78%), sendo divididos em comercial e multiplicador I e II. Não foram identificados rebanhos do tipo núcleo e isolado. Conclui-se que a inexistência de rebanho do tipo núcleo e a quantidade limitada de rebanhos multiplicadores pode estar interferido negativamente na distribuição genética da raça Rabo largo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andrei Dos Santos Souza 26-04-2021 20:16:22

Muito bom! Tema muito relevante e que acrescenta muito para a pesquisa agropecuária. A longo prazo o que essa falta de rebanhos do tipo núcleo pode vir ocasionar?

Foto do Usuário Lucas Santos Sampaio 13-05-2021 20:16:16

Parabéns pela base de dados. Minha dúvida é sobre a quantidade menor de rebanhos multiplicadores comparado com os comerciais.

Foto do Usuário Ellen Rayane Machado 11-06-2021 20:48:24

Parabéns! Ótimo trabalho. Como sugestão acho que seria interessante citar os motivos pelos quais os produtores escolhem ter rebanhos comerciais ou rebanhos multiplicadores. Também gostaria de saber o quanto a produção de ovinos seria impactada pela extinção da raça Rabo Largo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.