Déficit Hídrico Em Cajueiro Anão Precoce Submetidos A Diferentes Doses De Polímero Hidroretentor

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrotech

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Francisco Lucas Neto De Souza , Hermeson Dos Santos Vitorino

ABSTRACT
O cajueiro na sua fase inicial de mudas requer um suprimento de água adequado, na qual, o estresse hídrico pode ocasionar limitações no seu desenvolvimento e subsequentemente afetando a produção em campo.  Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de hidrogel, na produção de mudas de cajueiro anão precoce, da variedade CCP 076, com três métodos de aplicação na forma inferior, mediano e superior, submetido a déficit hídrico. O polímero foi incorporado ao solo nas concentrações de 0,0 g L-1; 1,5 g L-1; 3,0 g L-1; 6,0 g L-1 e 12,0 g L-1. Foram realizadas cinco avaliações no período. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, disposto em arranjo fatorial 5x3 com quatro repetições. O uso do hidrogel apresentou melhores resultados em comparação ao sistema de plantio convencional sem o uso do polímero.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Panca Santos 10-05-2021 14:04:17

Realmente um trabalho muito interessante e que muito contribui. Acredito que possa, com a sua difusão do estudo, dar uma sobrevida ou até mesmo mais fôlego para produtores da região que sofrem tanto com a escassez hídrica e evapotranspiração do solo da região.

Foto do Usuário Juliana Milene Silverio 12-05-2021 18:59:49

Parabéns pelo trabalho, contribuiu muito. Também trabalho com hidrogel e gostaria de saber como foi feita a preparação do hidrogel e a seleção das doses?