Aplicações Ambientais na cultura da banana por imagens e técnicas de Sensoriamento Remoto em Santa Catarina

Temas: Agrotech Agricultura Horticultura


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 4


AUTORIA

Cristina Pandolfo , Kleber Trabaquini , Márcio Sônego

ABSTRACT
Acompanhando os avanços da tecnologia, a atividade agrícola não poderia ficar de fora. O setor primário, tão importante para a economia brasileira, renova-se seguindo a quarta revolução industrial. Ainda longe de ser uma prática extensivamente usada, aos poucos vai incorporando as geotecnologias que auxiliam o planejamento e o manejo da lavoura, sob a ótica da variabilidade existente no campo. De um pacote tecnológico que abrange desde os conceitos de cartografia, uso de Sistemas de Informações Geográficas e Posicionamento Global, uso de imagens de satélites, modelos de produtividade das culturas, diversos sensores de monitoramento de solo e planta, incluindo análises de grande quantidade de dados geoespacilizados, os veículos aéreos não tripulados (VANTs) se popularizam pelas finalidades de uso pela diversidade de sensores que podem gerar imagens com múltiplas finalidades. O objetivo desse trabalho foi dar início a um estudo de caso aplicado à cultura da banana em propriedade do Município de Treze de Maio, Região Sul de Santa Catarina, utilizando dois níveis de aquisição de imagens, satélite e drone. Imagens de satélite e drone foram digitalizados e analisadas informações oriundas do NDVI e topografia. As tecnologias integradas possibilitam alavancar a produtividade por meio da redução de custos, otimização de processos e melhoria na tomada de decisão. Ambas fontes de informações, VANTs e imagens de satélites, têm sua importância de formas diferentes. As imagens aéreas de alta resolução, possibilitam um manejo mais preciso da cultura e identificação de ocasionalidades, compreendendo a variabilidade do terreno e demais atributos ambientais. Já as imagens de satélite, auxiliam na análise temporal, já que podem ser acessadas imagens pretéritas e consequentemente, auxiliam no entendimento dos padrões espectrais da cultura. Um aspecto prático e bastante importante para a projeção dos custos de produção é a otimização da força de trabalho na lavoura, inclusive minimizando os riscos associados aos trabalhos técnicos em locais de difícil acesso. A expansão de área cultivada com banana pode ser estimulada na identificação de áreas em encostas e terrenos irregulares que possuem atributos favoráveis ao cultivo da espécie, respeitando a aptidão de uso da terra.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários

Trabalho tem o grande valor cientifico. Como sugestão os autores poderiam especificar o que é resumo e o que é introdução, melhorar a formatação para uma melhor leitura do artigo.

Foto do Usuário Antonio Lino 20-04-2021 19:27:45

É um trabalho relevante pois apresenta, neste estudo de caso, uma ferramenta poderosa para o auxiliar no gerenciamento das atividades agrícolas.

Foto do Usuário Maria Amalia Brunini 02-05-2021 15:46:01

Para melhor contribuição, os autores poderiam especificar melhor o que é resumo e o que é introdução.