Atividade antialimentar de Simarouba sp. (Simaroubaceae) sobre Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 429


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Silvana Aparecida De Souza , Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial , Matheus Moreno Mareco Da Silva , Natalia Pereira De Melo , Alberto Domingues , Rosilda Mara Mussury Franco Silva

ABSTRACT
Os inseticidas naturais provenientes de plantas ganharam destaque ao longo dos últimos anos devido sua eficácia no controle de insetos praga, porém, menos agressivos ao meio ambiente. Além disso, são seletivos, biodegradáveis e possuem fácil manejo e elaboração quando aquoso. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade inseticida do extrato aquoso de Simarouba sp. (Simaroubaceae) sobre a preferência alimentar de Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae), principal lepidóptero praga das culturas de Brássicas. Para isso, quatro discos de couve com 4 cm Ø foram inseridos em placas de Petri de forma cruzada e equidistantes, sendo dois discos do controle e dois discos do extrato. Em seguida, uma larva de P. xylostella no terceiro instar foi adicionada no centro da placa de Petri e, após 24h, os discos foram retirados, escaneados sendo analisada a área foliar consumida. Os resultados obtidos evidenciaram que o extrato aquoso de Simarouba sp. apresentou efeito antialimentar sobre P. xylostella.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Prezados autores, parabéns pelo trabalho! Após analisar o trabalho deixo algumas considerações: - Na Tabela 1, separar casas decimais por vírgula. - Quais são os flavonoides mais encontrados em Simaroubaceae? Apigenina, naringenina, flavona e dihidroquercitina são encontrados em Simaroubaceae? Se sim, tem alguma solubilidade em água?

Foto do Usuário Rosicléia Matias Da Silva 03-05-2021 08:07:21

Ótimo trabalho, muito bem redigido e estruturado.

Foto do Usuário Claudemir Antonio Garcia Fioratti 14-05-2021 15:54:36

Parabéns pelo desenvolvimento do trabalho. Muito bem estruturado e, a escrita bem desenvolvida, objetiva e clara. Trazendo resultados promissões na utilização de extratos botânicos para o controle do inseto alvo

Foto do Usuário Rodrigo Martins Soares 11-06-2021 06:11:31

Parabéns a todos os envolvidos no trabalho, muito fluido e objetivo! Como sugestão deixo aqui apenas para aumentar um pouco mais a figura 2 para ler os diferentes tipos de tratamento na imagem. Como pergunta, eu faço a seguinte: qual foi a motivação para se utilizar a Simarouba como fonte de estudo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.