Caracterização Física De Linhagens Isogênicas De Tomateiro E Qualidade Pós- Colheita

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Marco Antônio Pereira Santos , Lorena De Paula Durães , Luis Eduardo Bocalete , Luiz Vitor Barbosa De Oliveira , Liege Ribeiro Barzan , João Gabriel Mafra , Laura Souza Santos , Luana De Souza Marinke , Daniel Suek Zanin , Juliano Tadeu De Vilela Resende

ABSTRACT
O tomate é a principal hortaliça-fruto mais consumida no Mundo. Possui baixo valor calórico e alto valor nutricional, principalmente pela presença de minerais e determinados compostos fenólicos. Para um programa de melhoramento genético, o conhecimento das características agronômicas e bioquímicas das linhagens é de suma importância, principalmente para permitir o estabelecimento dos melhores cruzamentos. Assim, objetivou-se avaliar as características físico-químicas e o  tempo de prateleira de linhagens isogênicas de tomateiro em três épocas de colheita. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições em cultivo orgânico sob ambiente protegido. Foram utilizadas 13 genótipos do programa de melhoramento genético da UEL, sendo 10 linhagens isogênicas e três genótipos comerciais. Foram avaliados o diâmetro e comprimento de fruto, massa, volume, cor, firmeza por aplanação. Como resultados, observou-se haver bastante variabilidade entre os genótipos avaliados. Alguns genótipos apresentaram menor perda de massa, volume e diâmetro ao longo do armazenamento. No entanto, a linhagem M02 demonstrou ser a de maior tempo de prateleira, com boa firmeza e durabilidade ao longo dos 16 dias de armazenamento.

Palavras-chave: Tomates. Orgânico. Armazenamento. Durabilidade. Melhoramento genético.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniel Henrique Leite 04-05-2021 11:47:28

Trabalho muito bom, de grande importância e de grande impacto.

Foto do Usuário Juliana Milene Silverio 12-05-2021 19:26:11

Parabéns pelo trabalho, muito relevante já que ainda é realidade perdas de hortaliças. Sugiro a utilização de tabelas para apresentação dos resultados, acredito que facilite a interpretação.