EFEITO DE DIFERENTES TEMPERATURAS NO ÍNDICE DE VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO EM SEMENTES DE SPERMACOCE VERTICILLATA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia;

Acessos neste artigo: 14


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Ana Karoline Silva Sanches , Wesley Patrick Santos Cardoso , Ana Paula Werkhausen Witter

ABSTRACT
Um dos fatores que afeta o comportamento germinativo de sementes é a temperatura. Pois as sementes têm comportamento variáveis em frente a esse fator, não havendo uma temperatura ideal e uniforme de germinação para todas as espécies. A temperatura ótima é aquela que ocorre a maior porcentagem de germinação no menor tempo possível. Sendo assim, a presente pesquisa teve o objetivo de investigar índice de velocidade de germinação de sementes de plantas daninhas S. verticillata sobre diferentes temperaturas. O trabalho foi conduzido no laboratório de Núcleo Avançado de Plantas Daninhas (NAPD), utilizando-se delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram avaliadas quatro temperaturas (20, 25, 30 e 35 ºC) constantes, na ausência e na presença de luz, constituindo um fatorial 4x2. A variável analisada foi índice de velocidade de germinação (IVG). Os dados de IVG foi submetido à análise de variância, sendo aplicado o teste F a 5% de probabilidade. As médias dos tratamentos foram comparadas por meio do teste Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados deste estudo evidenciam que a dinâmica populacional desta planta daninha é influenciada no índice de velocidade de germinação principalmente nas temperaturas mais elevadas de 25 ºC e 35 °C e condições de luminosidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Júlio César Altizani Júnior 06-05-2021 14:12:47

O trabalho apresenta potencial para publicação. Entretanto, os autores devem fornecer mais informações que justifiquem a importância de estudos em relação ao comportamento germinativo desta espécie, bem como reavaliar a análise estatística. Qual o motivo para os autores considerarem a protrusão radicular como critério de germinação, estas sementes originaram plântulas normais?

Foto do Usuário Wállas Matos Cerqueira 06-05-2021 18:59:29

Parabéns aos envolvidos neste estudo! Concordo com o comentário do Júlio César. Além disso, qual a importância em germinar e ter dados sobre a germinação de uma espécie daninha? Tendo em vista que a espécie é capaz de interferir negativamente em pastagens cultivadas, por meio da competição de nutrientes.

Foto do Usuário Bruno Gabriel Amorim Barros 08-05-2021 18:49:33

Acredito que os autores fizeram um excelente trabalho, cumprindo com o objetivo geral do trabalho.

Foto do Usuário Flávia Marques De Brito 14-05-2021 19:12:20

Parabéns aos autores do trabalho. Gostei muito da forma que o tema foi abordado. Primeiramente, gostaria de saber o fotoperíodo de quanto tempo foi utilizado na B.O.D em condições de luminosidade. E uma sugestão interessante seria adicionar junto a metodologia qual o regime de luz que foi utilizado.

Foto do Usuário Natália Fernandes Rodrigues 15-05-2021 01:13:36

Parabéns aos autores pela escolha do tema e pela escrita. Gostaria de saber se os resultados foram de acordo com o esperado.