Pandemia Do Coronavírus: Impactos No Agronegócio Brasileiro

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Biotecnologia e bioecologia;

Acessos neste artigo: 433


Certificado de publicação:
Certificado de Cristiane Domingos Da Paz
Certificado de Gustavo Lopes Do Nascimento Macedo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gustavo Lopes Do Nascimento Macedo , Tatiane Dos Santos Carvalho , Marina Castro Lopes , Cristiane Domingos Da Paz , Ana Rosa Peixoto

ABSTRACT
Com o surgimento do coronavírus (Covid-19) desde março de 2020, reconhecida oficialmente pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição mundial, diversos setores do agronegócio e da agricultura brasileira e global sofreram potenciais repercussões levando a mudanças de estratégias para transpor a crise. Neste trabalho discutimos os efeitos da pandemia sobre o agronegócio brasileiro, a partir de pesquisa exploratória aplicadas, com levantamento bibliográfico e dados obtidos de órgãos oficiais do governo, identificando fatores determinantes para a ocorrência do problema, bem como alternativas encontradas pelos setores da economia a fim de reduzir os danos econômicos. Em razão das medidas de distanciamento social e a rápida disseminação da doença, diversos setores do agronegócio e da agricultura sofreram potenciais repercussões que mudaram o curso das estratégias para transpor a crise. A economia brasileira, que já enfrentava dificuldades, sofreu impactos macroeconômicos dos países e microeconômico das cadeias globais de valor, além das atividades essenciais da produção até a entrega do produto ao consumidor final. Apesar do cenário desolador da crise nos setores da economia, os dados quantitativos oficiais mostram um desempenho de crescimento do agronegócio no Brasil. De acordo com os meses de janeiro a dezembro de 2020, apesar de muitos produtos terem apresentado queda no seu valor de exportação, o agronegócio apresentou bons resultados. Concluímos que apesar de ser ainda muito precoce uma análise aprofundada dos reais efeitos da pandemia nos setores da economia, reconhecemos que houve um crescimento da economia agropecuária quando observado pelo levantamento de dados obtidos dos órgãos oficiais do governo durante a pandemia. No final da crise certamente teremos uma visão do cenário real e dos impactos da pandemia sobre a agricultura e agronegócio brasileiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriana Carvalho Pinto Vieira 19-04-2021 15:44:36

o artigo apresenta uma temática atual, com uma escrita clara para os leitores.

Foto do Usuário Mayara Rodrigues Uchôa 20-04-2021 19:12:09

Trabalho muito bem escrito e trazendo um debate atual e necessário! O que você acredita que setores como a floricultura e fruticultura poderiam fazer para superar as dificuldades impostas pela pandemia?

Foto do Usuário Violeta Fonseca Lino 21-04-2021 08:52:30

O trabalho apresenta dados relevantes para análise do tema proposto mostrando que o agronegócio brasileiro é relevante e preocupante, visto que o Brasil se posiciona como um grande exportador de commodity, mas não de tecnologias. Qual sua opinião quanto a esta vertente? É viável um país como o Brasil se comportar como um mero exportador de commodity?

Foto do Usuário Eliane Rute De Andrade 06-05-2021 10:56:41

O artigo corrobora de uma forma abragente, que o Brasil é uma grande exportador de commodities, o que de certa forma afeta em muito os preços no mercado interno, especialmente de produtos industrializados e de origem animal (ex. carnes e seus derivados), mesmo em época de problemas de abragênca mundial como a pandemia de ''Covid-19''. Com relação as frutas para exportação como uva e manga, citados no artigo, qual foi o destino daquelas que não foram exportadas, o mercado interno? Os autores poderiam utilizar ferramentas de consulta aos integrantes dos setores do agronegócio, de forma a acrescentar mais dados sobre o assunto.

Foto do Usuário José Lima De Aragão 10-05-2021 11:44:05

O trabalho se apresenta com Introdução, Metodologia, Conclusões e Referências Bibliográficas. Nestes itens os autores exploram o Agronegócio e a pandemia do COVID-19, onde citaram: Exportações Brasileiras do Agronegócio por Mercados – 2020, Balança Comercial do Agronegócio, Exportações Brasileiras do Agronegócio por Setores – 2020, Exportações Brasileiras do Agronegócio por mês - Últimos 5 Anos e PIB do Agronegócio. Temas complexos e de abrangência mundial que tinha tudo para ser um dos segmentos que mais sofreria o impacto da pandemia ora estabelecida, felizmente não o foi. E, uma das alternativas que não deixou o segmento sofrer duramente o impacto foi à venda via plataformas digitais – inovação tecnológica que foi alargada durante esta pandemia. Considerando que o Brasil é um dos maiores celeiros de produção de alimento do mundo, acredita-se que seja de grande importância, além da análise econômica, análise social e ambiental nestes estudos de impactos da Pandemia via Agronegócio Negócio brasileiro. Parabéns pelo trabalho realizado, e, a pergunta é: qual a perspectiva dos autores das vendas via plataformas digitais, se tornarem uma realidade para o agronegócio brasileiro, no período pós-pandemia?

Foto do Usuário Daniel Henrique Leite 14-05-2021 08:26:16

Qual o seu ponto de vista em relação ao futuro do agronegócio? Em quais áreas dentro do agronegócio investir e suas perspectiva. Em um próximo trabalho seria importante falar também de áreas menores dentro do agronegócio, áreas menos favorecidas.

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 14:02:17

Na sua opinião quem são os mais afetados pela pandemia, grandes ou pequenos produtores?

Foto do Usuário Arielle Gonçalves Abdala 11-06-2021 15:02:22

Parabéns, muito importante trazer aos leitores um assunto atual e de extrema importância para o brasileiro, atualizando-o sobre os impactos que essa doença trouxe para a economia do País.

Foto do Usuário Hermeson Dos Santos Vitorino 28-06-2021 19:10:38

Muito bom! Setor muito forte que realmente manteve a estabilidade mental e social do pais. Assim penso que uma revisão dessa sobre os impactos é interessantíssima para os leitores da área. Tentar fazer chegar a mais pessoas quanto possível é repassar informação sobre as atividades agrícolas em tempos de crise sanitária. Parabéns...

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.