DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE LICOR ARTESANAL DE LIMÃO TAITI ELABORADO POR MACERAÇÃO EM DIFERENTES BASES ALCOÓLICAS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

José Barros Da Silva , Talita Raniely Costa Da Silva , Thalita Medeiros Barros , Sérgio Thierry Barbosa De Souza

ABSTRACT
O licor é conhecido como uma bebida obtida pela mistura de álcool etílico, água, açúcar e substâncias que lhe dão aroma e sabor, em medidas adequadas, sem que haja fermentação durante sua elaboração. Dentre as matérias-primas utilizadas na produção dos licores, as frutas se destacam com vasta possibilidade de utilização e diversificação no processo de elaboração desta bebida, tendo em vista a sua composição e a presença dos aromas, sensorialmente, aceitáveis. A fabricação de licor artesanal constitui uma forma de aproveitamento da matéria-prima existente na propriedade, agregando valor à produção frutícola, inclusive, e aumentando a renda da família rural ou urbana. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar, sensorialmente, licores de limão da variedade taiti em diferentes bases alcoólicas. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fagner Freires De Sousa 17-04-2021 01:50:05

O trabalho apresenta uma proposta interessante e foi desenvolvido utilizando metodologia adequada. Os resultados, no entanto, não são discutidos com literatura pertinente. Dessa forma, apresenta-se como sugestão revisar o resumo, apresentado uma síntese do trabalho com introdução, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusão e discutir os resultados obtidos, com embasamento científico. Como questionamento, pergunto: os autores realizaram a infusão com o limão (casca, albedo e polpa), é isso mesmo? E se sim, porque fizeram essa opção? Visto que casca e albedo apresentam compostos que alteram a palatabilidade do produto

Foto do Usuário Gabriela Pinheiro Dos Santos 04-05-2021 03:04:48

Olá, gostaria primeiramente parabenizar pela excelente pesquisa, minha duvida ficou na questão do álcool de cerais, será que poderia ter uma solução para melhorar o produto com essa base, afim de promover uma melhor aceitação do mesmo?

Foto do Usuário Grace Kelly Mizuno Flozino 05-05-2021 20:20:06

Parabéns pelo trabalho! Imagino que os licores ficaram ótimos. Deixo como sugestão que revisem a formatação do resumo, algumas partes estão com espaçamento 1,5 e outras não, há alguns espaçamentos entre parágrafos também que podem ser removidos. Minha pergunta é como se decidiu sobre a proporção feita no de álcool de cereais, de 1:1,7 (macerado: água)?

Foto do Usuário Kamilla Araújo Neris 14-05-2021 17:45:04

Muito bom. Sugestão: '' agregando valor à produção frutícola, inclusive,'', nesta frase não vi a necessidade deste inclusive, sugiro retirá-lo. Perguntas: e os resultados? Foi feita uma análise sensorial do produto? Como foi a aceitabilidade pelos provadores?