Trocas Gasosas De Mudas De Eugenia Myrcianthes Nied.: Efeito Do Alagamento E Hidrogel

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Acessos neste artigo: 427


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Milene Silverio

ABSTRACT
O excesso de água em épocas chuvosas ou em áreas próximas a cursos d’água pode comprometer as trocas gasosas em Eugenia myrcianthes Nied. Objetivou-se com esse trabalho avaliar comportamento da espécie submetida a condição de alagamento e verificar se a presença do hidrogel nas raízes será prejudicial. As mudas foram separadas em três regimes hídricos: 1) irrigação contínua (controle), 2) Estresse hídrico intermitente (Estresse) e 3) Estresse hídrico intermitente + hidrogel (estresse +H). As avaliações foram realizadas em três épocas: tempo zero, Fotossíntese zero e Recuperação. O alagamento ocasionou redução nas trocas gasosas e as mudas submetidas a essa condição com a presença do hidrogel tiveram comportamento semelhante do que as sem o polímero. Em todas as características avaliadas E. myrcianthes demonstrou resiliência e recuperação com sobrevivência. 

Palavras-chave: pessegueiro do mato, Cerrado, resiliência.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Santos Da Silva 18-04-2021 21:31:25

Por que o Polímero Hidroretentor apresentou pouco efeito nas características fotossintéticas vindo ficar bem a baixo do controle e próximo do estresse? e qual a importância do uso do hidrogel em plantas sujeita a escassez hídrica?

Foto do Usuário Edimir Xavier Leal Ferraz 22-04-2021 09:41:05

Parabéns pelo trabalho! Por que utilizar o hidrogel em periodos alagados e não em déficit hidrico?

Foto do Usuário ícaro Monteiro Galvão 12-05-2021 13:40:14

Parabéns pelo trabalho, tema bastante relevante e bem escrito. As doses do hidrogel utilizada no trabalho, é uma dose comercial? Se você tivesse um tratamento com deficiência hídrica deixaria seu trabalho mais completo. Fiquei na dúvida sobre a viabilidade do uso do hidrogel em condições de alagamento.

Foto do Usuário Marcio Santos Da Silva 15-06-2021 16:29:07

seria muito importante para enriquecimento do seu trabalho a realização de analises de prolina principalmente devido as plantas estarem sujeita ao estresse.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.