DESEMPENHO AGRONÔMICO DO SORGO GRANÍFERO SUBMETIDO AO REGULADOR VEGETAL BRASSINOSTEROIDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia;

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Jaime Santos Do Rego Junior , Larissa Pacheco Borges , Víctor Alves Amorim , Brunno Nunes Furtado , Gabriel Henrique Ferreira De Lima , Lino Carlos Borges Filho , Fábio Santos Matos

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo identificar o efeito do regulador vegetal brassinosteroide no desempenho agronômico de plantas de sorgo. O experimento foi conduzido no ano de 2019, na Fazenda Olhos d’água, localizada no município de Ipameri, Goiás. O sorgo utilizado foi o híbrido1G100 e o hormônio utilizado foi um análogo do brassinosteroide. Os tratamentos foram constituídos por seis concentrações do regulador vegetal brassinosteroide, sendo elas: 0,000; 0,025; 0,050; 0,075; 0,100 e 0,125 mg L-1. O regulador vegetal foi aplicado nos estádios fenológicos 2 (planta com cinco folhas) e 5 (emborrachamento) para todos os tratamentos. As maiores produtividades de grãos do sorgo do híbrido 1G100, foram obtidas na concentração de 0,049 ml L-1 correspondente ao aumento de 14%. Portanto a aplicação do regulador vegetal brassinosteroide é uma prática promissora no desempenho agronômico das plantas de sorgo.
Palavras-chave: Regulador vegetal; Sorgo; Estádios fenológicos.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Edimir Xavier Leal Ferraz 22-04-2021 12:04:17

Parabéns pelo trabalho, apresenta contribuições relevantes para o cultivo do sorgo, principalmente em épocas de safrinha!

Foto do Usuário Willian Aparecido Leoti Zanetti 08-05-2021 10:02:17

Primeiramente quero parabenizar os autores pelo trabalho e relevância do tema. Porém percebi pouca discussão em torno dos resultados, no qual poderiam ter explorado um pouco melhor em comparação com outros trabalhos na mesma área. Gostaria de saber se os autores acreditam que a fase de aplicação tem influência sobre os resultados, e se tem alguma ou seguiram metodologia básica que expõe o período correto de aplicação?